sexta-feira, outubro 21, 2011

Honradez

"Ele tinha trinta e dois anos quando começou a reinar, e reinou oito anos em Jerusalém. Morreu sem deixar saudades; e o sepultaram na Cidade de Davi, mas não nos túmulos dos reis." - II Cr 21:20
"Durante os dias de Joiada, os sacrifícios eram oferecidos continuamente no templo do Senhor. (...) E o sepultaram na Cidade de Davi com os reis, porque tinha feito o bem em Israel para com Deus e seu templo." - II Cr 24:14b,16


Joarão e Joiás foram reis de Judá. Joás era neto de Joarão e começou a reinar aos sete anos, enquanto Joarão começou aos trinta e dois. Joás teve um grande conselheiro, o sacerdote Joiada. Joiada orientou o rei Joás, e este fez o que era a vontade de Deus enquanto o sacerdote viveu.

Nos versículos acima temos o relato sobre o sepultamento de Joarão e Joiada. Em ambos os casos, o povo não estava sendo fiel a Deus de coração, mas, mesmo assim, sabiam honrar o homem de Deus. Joiada foi enterrado com honras de rei, Joarão não deixou saudades.

A relação do povo com Deus era bastante política, por isso vemos os reis sendo bem sucedidos ou não, de acordo com sua fidelidade a Deus.

Mas, e hoje, como podemos aprender com os exemplos de Joarão e Joiada?

Honre a Deus com atos e palavras, e até os ímpios reconhecerão Deus em você. Abandone sua fé e faça o que for bom aos seus próprios olhos, e eles reconhecerão essa perversão.

Em outras palavras, devemos viver uma vida justa e íntegra perante Deus e homens, pois a graça pode ser manifestada mesmo após a nossa morte, porque Deus e sua palavra são eternos, e nossa vida aqui pode repercutir muito além dos dias que habitarmos essa terra.

Nenhum comentário:

Veja mais em

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...