sexta-feira, outubro 07, 2011

Ânimo no sofrimento



"renovando o ânimo dos discípulos, exortando-os a perseverar na fé, dizendo que em meio a muitas tribulações é necessário entrar no reino de Deus." - At 14:22


O evangelho não nos isenta do sofrimento, vocês já devem saber.

Quando li esse versículo fiquei intrigada com o aparente paradoxo, de a palavra de ânimo aos discípulos ter sido um alerta sobre o sofrimento.

Jesus já nos dizia que no mundo teríamos aflições, mas deveríamos ter bom ânimo, pois ele já havia vencido o maligno. Mas então nosso bom ânimo deveria ser porque esse sofrimento iria acabar, e não por causa do sofrimento em si, certo? Pode até ser, mas Atos 14:22 nos leva a entender uma outra face do dado.

Em um mundo onde, inconscientemente às vezes, somos levados a pensar que todo sofrimento provém de falta de caráter ou por castigo, os apóstolos nos lembram que as nossas tribulações podem vir de nossa escolha de servir a Cristo, e que elas nos acompanharão até o Reino. Por isso devemos perseverar na fé, apesar dos (e inclusive nos) sofrimentos que haveríamos de passar.

É uma palavra de ânimo aos que passam por problemas, e um alerta aos que julgam, pois nem sempre os que sofrem "mereceram" aquilo.

A graça eventualmente nos livra da morte, e até de alguns problemas, mas também nos dá forças para que fiquemos firmes na fé durante as batalhas que tivermos que enfrentar.

Nenhum comentário:

Veja mais em

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...