terça-feira, janeiro 26, 2010

Sobre louvor e adoração




Um dia estava com saudades de ouvir a música "Amor de Deus", da banda Fruto Sagrado, e coloquei no YouTube para eu ouvir enquanto fazia outras coisas na internet. Em determinado ponto resolvi ler os comentários dos vídeos e logo percebi que não deveria ter feito isso.

Uma discussão sem fim estava ocorrendo sobre se essa música era de adoração ou não. Alguém chegou a dizer:"a maioria das musicas de 15 minutos e musicas pekenas so que o espeirito Santo age entao a coisa flue.. ja igreja ja tocamos 30 minutos a mesma musica os mesmos 4 acordes e o espirito santo fluia, e a gnt nao casava. "

A primeira coisa que me entristece nessas discussões são os erros de português. Não digo nem da linguagem da internet, mas de erros mesmo. Para discutir uma música, que é um representante de arte e cultura, as pessoas deveriam ao menos saber a língua que estão falando, ou digitando, no caso.

O fato de ter uma discussão vazia sobre quanto tempo uma música de adoração dura não só me entristece, como me enoja.

Tenho a esperança de que isso seja apenas mais uma ignorância referente à língua nativa. Segundo o dicionário Aurélio de língua portuguesa, "adoração" tem o seguinte significado: "s.f. Ação de adorar. / Amor extremo."

Não vou discutir aqui sobre o verdadeiro significado da adoração cristã, que transcende a questão
musical, mas sobre o que é a música de adoração.

Os cristãos tendem a querer colocar tudo em caixas, em repartições, têm uma mania chata de querer colocar tudo em arquivos, em modelos. Uma música de adoração é simplesmente uma música que fale de amar a Deus, ou mesmo de gratidão ao amor dele, como é o caso da música do Fruto Sagrado. Se essa é uma categoria musical só existente no meio gospel, então que seja utilizada da maneira correta. David Quinlan faz lindas músicas de adoração de 15 minutos, mas uma música de um minuto que uma criança inventa na escola no intervalo para o lanche pode ser uma música de adoração também. Uma música de adoração é, enfim, toda música que tenha o conteúdo de "amor extremo" a Deus.

A discussão no YouTube é tão longa e desnecessária, que eles esqueceram de parar para ouvir a beleza da poesia do vídeo que estavam comentando.

Que Jesus nos abençoe.


Um comentário:

ana claudia disse...

Olá graça e paz . Passando para conhecer seu espaço, parabéns pelo blog e pelos bons conteúdos. Quanto ao texto, todo adorador tem de entender tres aspectos; A misericórdia de Deus, sua imutabilidade e sua soberania que estão interligadas entre si e só podem ser entendiodas como uma coisa só. A adoração é muito mais que belas canções, né? Gostei do texto. Se quiser nos visitar será uma alegria.
blogdamulhercrist.blogspot.com

Veja mais em

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...