sexta-feira, março 30, 2012

Releitura das Cartas do Apocalipse: à igreja em Tiatira


"Conheço tuas obras, teu amor, tua fé, teu serviço e tua perseverança. Sei que tuas últimas obras são mais numerosas que as primeiras. Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa; ela ensina e seduz meus servos a se prostituirem e a comerem das coisas sacrificadas a ídolos." - Ap 2:19-20

A Igreja em Tiatira era uma igreja a que muitos hoje em dia chamariam exemplar. Era uma igreja rica em obras, ativa em seu meio social e nas próprias "obras espirituais". Ela não se estagnava, mas sempre procurava melhorar. Era uma igreja que demonstrava o amor de Deus o tempo todo.

Mas em nome desse "amor" ela suportava uma falsa profeta, alguém que corrompia a igreja aos poucos, como um verme que vai destruindo um ser aos poucos, de dentro para fora. O verdadeiro amor procura melhorar o que ama, não aceitar uma coisa só por amor.

Ser cristão não significa ser tolerante em todos os aspectos, em tudo o que dizem e fazem em nome de Deus. Como falei no estudo sobre a Igreja em Efésios, Deus aprova e deseja que combatamos os falsos profetas. E o motivo para isso é muito simples: o mal que eles causam é muito grande para simplesmente tolerá-los.

Nós devemos combater os falsos profetas pelo bem da Igreja. Porque ser conivente com eles é deixar a igreja morrer por dentro, é deixar que a igreja perca sua relevância, ainda que exteriormente exemplar.

Infelizmente, na mente do povo brasileiro é imperante o pensamento, sobre os políticos corruptos: "é desonesto, mas faz". Como se o fato de fazer coisas boas para a sociedade justificasse o fato deles serem desonestos. E parece que a mesma lógica se aplica aos cristãos. Uma igreja pode viver cheias de erros, mas o que importa é que eles estão fazendo coisas boas pelo reino de Deus.

Claro que eu sei que a Igreja, uma vez que composta por humanos, sempre terá erros, e que isso não é motivo para desistirmos dela. Mas isso não justifica os erros, apenas os explica. Não devemos aceitar os erros só porque sabemos que eles existem. É como deixar uma criança morrer de pneumonia só por saber que elas tendem a ter esse tipo de doença mais que os adultos. Se tivermos como lutar contra essas coisas, devemos lutar até o fim de nossas forças.

Vamos buscar ser uma Igreja saudável, que vive o primeiro amor, mas que não tolera falsos profetas em nome desse "amor". Vamos viver pela graça, não tolerando tudo que se diz cristão.

2 comentários:

Mariáh disse...

Ei Dani ! Concordo com tudo: não devemos nos "conformar" com absolutamente tudo que vemos na Igreja, pois o que não vem de Deus deve ser deletado. hehe

Amei a postagem!
Abração!

Fernando Maciel disse...

Enquanto estivermos neste corpo corruptível, enquanto formos seres passíveis e expostos aos pecados, iremos ver problemas nas igrejas, entretanto, o que me faz pensar é: Que tipo de problema vamos ter na igreja?

Acredito que a igreja (instituição) deve ser um lugar onde pessoas perfeitas não existem, menos anjos e santos nos bancos, e mais réus de culpa assumida e declarada.

Então penso que os problemas de uma igreja são de natureza humana, social, e, entre tantos outros que o ser humano possa cometer, mas, quando eu vejo problemas como: Corrupção, lavagem de dinheiro, extorsão, coerção, escândalos sobre temas que deveriam ser realizados plebiscitos e não debates "pseudo"Teológicos sobre aborto, homossexuais, e, por ai vai, penso que isto não deve ser nunca considerada uma igreja com valores e princípios cristãos.

Resumindo: Tiatira tinha tudo que uma igreja precisa para ser igreja de Cristo, entretanto, fez vista grossa a doutrinas estranhas contrárias aos ensinamentos e direcionamentos de Jesus, o que me leva a pensar não apenas nas igrejas de teologias como prosperidade e triunfalistas, mas, em muitas igrejas históricas que legalizam e implantam uma religiosidade em cima das pessoas, e, para não sair da zona de conforto, talvez por um cargo importante, ou, medo de pensar diferente, Tiatira tolerava, entretanto, aquele que faz vista grossa, tolera, sabendo que aquilo esta errado e é contrário a Cristo, se torna cúmplice do mal feitor.

Não sei se consegui me fazer entender, mas, gostaria de parabenizar pelo blog, e com certeza farei mais visitas por aqui!!

Um grande abraço,
E da uma passadinha no meu: www.ideportodaweb.com.br

Fica na paz!!

Veja mais em

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...