sexta-feira, março 23, 2012

Releitura das Cartas do Apocalipse: à Igreja em Pérgamo


"Sei onde habitas, onde está o trono de Satanás, mas conservas o meu nome e não negaste a minha fé, mesmo nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, que foi morto entre vós, onde Satanás habita. Entretanto, tenho algumas coisas contra ti, porque tens aí os que seguem a doutrina de Balaão, que ensinou Balaque a fazer os filhos de Israel pecarem, induzindo-os a comer coisas sacrificadas a ídolos e a se prostituírem." - Ap 2:13-14

A Igreja em Pérgamo era vizinha de uma região extremamente idólatra. Diversos templos a diversos deuses foram erguidos naquela cidade. Por isso, Deus elogia seu povo, por terem mantido a fé nele, apesar de tanta influência negativa.

Deus sabe das dificuldades que passamos para manter a fé. Às vezes parece que não, que estamos sozinhos nisso. Ele sabe das tentações que enfrentamos diariamente. Na atualidade não é fácil ser cristão em meio a tantas ofertas de pecado, de outras doutrinas por aí. E Deus sabe disso. Ele reconhece nossa fé.

Só que apesar de terem se mantidos cristãos, a igreja de Pérgamo cometeu um grave erro. Para aqueles que não lembram, Balaão foi o profeta contratado por Balaque para falar contra o povo de Israel, lá no VT (Nm 22:25, 31:16). Como Balaão não conseguiu uma autorização de Deus para falar contra o povo israelita, sugeriu a Balaque que os convidasse a uma festa idólatra. Lá muitos israelitas se corromperam na idolatria. A crítica de Deus aqui a essa igreja é que eles se deixaram levar por costumes pagãos do meio em que estavam. Eles fugiram do mundo, mas deixaram o mundo entrar no meio deles. O pluralismo e sincretismo religioso estava tomando conta lentamente dessa igreja, e daí vem o alerta de Deus.

Ainda que Deus reconheça as nossas dificuldades, nada se torna desculpa para o pecado, pois o pecado nos afasta dele. Por isso, ainda que em um mundo completamente pluralista, onde todos os caminhos levam a Deus, nós devemos ser firmes em nossa postura. Não devemos confundir a graça de Deus pelo universalismo. 

Citando Yancey, no livro "Maravilhosa Graça" - "À primeira vista, o legalismo parece duro, mas na realidade a liberdade em Cristo é o caminho mais difícil. É relativamente fácil deixar de matar, mas é difícil amar; é fácil evitar a cama do vizinho, mas é difícil manter um casamento vivo; é fácil pagar impostos, mas é difícil servir aos pobres." e Swindoll, em "O despertar da graça" - "A 'graça barata' justifica o pecado, em vez de o pecador. A verdadeira graça, por outro lado, justifica o pecador, não o pecado. Deixe-me incentivá-lo a não ter medo da graça verdadeira pelo fato de alguns a interpretarem erradamente, considerando-a graça barata. A despeito dos riscos bastante reais, a graça é digna de todos eles."

A graça nos convida a viver em ainda mais santidade e temer ainda mais a Deus, não o contrário. Não devemos deixar nos levar por falsas doutrinas apenas pelo fato de estarmos cercados delas.


Nenhum comentário:

Veja mais em

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...