quarta-feira, março 07, 2012

Anotações de "Ortodoxia"

Apesar de já ter lido muitos trechos de Chesterton nunca havia lido um livro inteiro dele. Daí na Biblioteca da minha igreja esse livro estava disponível, e ainda indicado por Philip Yancey...corri pra ler - e não me arrependi nem um pouco

G. K. Chesterton

"Precisamos nos sentir felizes nessa terra deslumbrante sem nunca nos sentir meramente confortáveis." - p. 20

"A gente procura a verdade, mas pode acontecer que a gente procure instintivamente as verdades mais extraordinárias." - p. 21

"Total autoconfiança não é simplesmente um pecado; total autoconfiança é uma fraqueza." - p. 26

"É por isso que as pessoas comuns têm vida muito mais instigante; enquanto as pessoas esquisitas sempre estão se queixando da chatice da vida." - p. 29

"O conto de fadas discute o que o homem sensato fará num mundo de loucura. O romance realista sóbrio de hoje, discute o que um completo lunático fará num mundo sem graça." - p. 29

"O poeta apenas pede para pôr a cabeça nos céus. O lógico é que procura pôr os céus dentro de sua cabeça. E a cabeça que se estilhaça. O poeta deseja a exaltação e a expansão, um mundo em que ele possa se expandir." - p. 31

"O homem feliz é que faz coisas inúteis; o homem doente não dispõe de força suficiente para ficar sem fazer nada." - p. 33

"O fato de que os pecados são inevitáveis não impede o castigo;" - p. 44

"(...) a cruz, embora tendo no seu centro uma colisão e contradição, pode estender seus quatro braços eternamente sem alterar sua forma (...). A cruz abre seus braços aos quatro ventos; é o poste de sinalização dos viajantes livres." - p. 49

"Buscando o prazer, o ser humano perdeu o prazer principal; pois o prazer principal é a surpresa. Por isso ficou evidente que se alguém quisesse ampliar seu mundo, precisaria sempre estar diminuindo a si mesmo." - p. 53

"A própria razão é uma questão de fé. É um ato de fé afirmar que nossos pensamentos têm alguma relação com a realidade por mínima que seja." - p. 56

"Cada ato de vontade é um ato de autolimitação. Desejar uma ação é desejar uma limitação. Nesse sentido todas as ações são ações do sacrifício de si mesmo. Quando você escolhe uma coisa qualquer, você rejeita tudo o mais." - p. 67

"Portanto, o homem moderno em estado de revolta tornou-se praticamente inútil para qualquer propósito da revolta. Rebelando-se contra tudo, ele perdeu o direito de rebelar-se contra qualquer coisa específica." - p. 70, 71

"Todos os homens que não passam por um amolecimento do coração devem no mínimo passar pelo amolecimento do cérebro." - p. 71

"as coisas comuns a todos os homens são mais importantes que as coisas peculiares a qualquer homem. As coisas ordinárias são mais valiosas que as extraordinárias; ou melhor, são mais extraordinárias." - p. 78

"Desde que a inteligência seja inteligência materna, ela pode cometer as loucuras que quiser." - p. 81

"O teste de toda felicidade é a gratidão;" - p. 91

"A poligamia é a falta da realização do sexo; - p. 96

"Pelo fato de as crianças terem uma vitalidade abundante, elas são espiritualmente impetuosas e livres, por isso querem coisas repetidas, inalteradas. Elas sempre dizem: 'vamos de novo' - e o adulto faz de novo até quase morrer de cansaço. Pois os adultos não são fortes o suficiente para exultar na monotonia." - p. 100

"Mas talvez Deus seja forte o suficiente para exultar na monotonia. É possível que Deus todas as manhãs diga ao sol: 'Vamos de novo'; e todas as noites, à lua: 'Vamos de novo'. Talvez não seja uma necessidade automática que torna todas as margaridas novas; pode ser que Deus crie todas as margaridas separadamente, mas nunca se canse de criá-las. Pode ser que ele tenha um eterno apetite de criança, pois nós pecamos e ficamos velhos; e nosso Pai é mais jovem do que nós. A repetição na natureza pode não ser mera recorrência; pode ser um BIS teatral. O céu talvez peça BIS ao passarinho que botou um ovo." - p. 100

"Eu sempre sentira a vida primeiro como uma história; e se há uma história há um contador da história." - p. 101

"Para mim há um fato mais concreto e assustador: qualquer transeunte que vai pela rua é um 'Poderia-não-ter-sido'" - p. 106

"Roma não foi amada por ser grande. Ela foi grande por ter sido amada." - p. 112

"Quanto mais transcendente for o seu patriotismo, tanto mais práticas serão suas políticas." - p. 117

"O amor não é cego, essa é a última coisa que ele é. O amor é vinculado; e quanto mais vinculado for tanto menos cego será." - p. 118

"Meu filho, dê-me seu coração; o coração deve estar preso à coisa certa; a partir do momento em que temos o coração preso temos a liberdade para as mãos." - p. 118

"Será que o homem comum é capaz de odiar o mundo o bastante para mudá-lo, e, no entanto, amá-lo o bastante para achar que a mudança vale a pena? (...) Ele é pagão o suficiente a ponto de morrer pelo mundo e cristão o suficiente a ponto de morrer para o mundo?" - p. 119,120

"Toda criação é separação. O nascimento é uma despedida tão solene quanto a morte." - p. 129

"Segundo a maioria dos filósofos, Deus ao criar o mundo o escravizou. Segundo o cristianismo, ao criá-lo Deus o libertou. Deus havia escrito não exatamente um poema, mas antes uma peça; uma peça que planejava à perfeição, mas que tinha necessariamente legado a atores e diretores humanos, que a partir daquele tempo a transformaram numa grande confusão." - p. 130

"O prazer do otimista era prosaico, pois baseava-se na naturalidade de tudo; o prazer cristão era prático, pois residia na antinaturalidade de tudo á luz do sobrenatural. O filósofo moderno me dissera muitas e muitas vezes que eu estava no lugar certo, e eu ainda me sentia deprimido mesmo aceitando isso. Mas eu ouvira que estava no lugar ERRADO, e minha alma exultou de alegria, cantando como um pássaro na primavera (...) Agora eu sabia (...) por que eu podia sentir saudades de casa estando em casa." - p. 133

"Seu plano [do cristianismo] se adapta às irregularidades ocultas e espera o inesperado. É simples no que se refere à verdade sutil." - p. 137

"pois Alice precisa ficar pequena se quiser ser Alice no país das maravilhas." - p. 157

"Na medida em que sou homem, sou a principal das criaturas. Na medida em que sou homem sou o pior dos pecadores." - p. 157

"Não se pode fazer uma ideia pequena de si mesmo. Nem se pode fazer uma ideia grande demais da própria alma." - p. 158

"A doutrina cristã detectou as esquisitices da vida. Ela não apenas descobriu, mas previu as exceções." - p. 164

"É fácil ser louco; é fácil ser herege. É sempre fácil deixar que cada época tenha a sua cabeça; o difícil é não perder a própria cabeça." - p. 168

"É sempre simples cair; há um número infinito de ângulos para levar alguém à queda,e apenas um para mantê-lo de pé. Cair em qualquer um dos modismos, do agnosticismo à Ciência Cristã teria de fato sido óbvio e sem graça. Mas evitá-los a todos tem sido uma estonteante aventura, e na minha visão, a carruagem celestial voa efusiante atravessando as épocas. Enquanto as monótonas heresias estão esparramadas e prostradas, a furiosa verdade cambaleia, mas permanece de pé." - p. 168

"Há uma objeção vital ao conselho de simplesmente sorrir e suportar. A objeção é que se você simplesmente suportar, você não sorri (...). E quando um cristão está satisfeito ele se sente (no sentido mais exato da palavra) assustadoramente satisfeito; a sua satisfação é assustadora." - p. 169

"Deus não nos deu exatamente as cores de um quadro, mas sim as cores de uma paleta. Mas ele também nos deu um tema, um modelo, uma visão fria. Devemos ter claro diante de nós o que queremos pintar." - p. 174

"Você pode alterar o lugar para o qual se dirige, mas não pode alterar o lugar do qual saiu." - p. 182

"O ponto principal do cristianismo era este: que a natureza não é a nossa mãe: a natureza é nossa irmã. Podemos sentir orgulho de sua beleza, uma vez que temos o mesmo pai; mas ela não tem autoridade sobre nós; temos de admirá-la, não de imitá-la." - p. 185

"O homem precisa ter a medida exata e suficiente de fé em si mesmo para ter aventuras; e ter a medida exata e suficiente de dúvida de si mesmo para desfrutá-las." - p. 188

"eu [o cristianismo] sempre afirmei que os seres humanos como tais cometem erros, especialmente os seres humanos felizes, especialmente os seres humanos prósperos e orgulhosos." - p. 192

"Na melhor das utopias, devo estar preparado para a queda moral de qualquer homem de qualquer posição a qualquer momento; devo estar preparado especialmente para minha queda de minha posição neste momento." - p. 196

"Pois a solenidade flui dos homens naturalmente; mas o riso é um salto. É fácil ser pesado, é difícil ser leve. Satanás caiu devido à força da gravidade." - p. 200

"Você terá obrigações reais e, portanto, aventuras reais quando chegar à minha utopia [de Deus]. Mas a obrigação mais difícil e a aventura mais extraordinária consistem em chegar lá." - p. 204

"As religiões da terra não diferem muito em ritos e formas, elas diferem muito naquilo que ensinam." - p. 212

"Mas o centro divino do cristianismo de fato atirou o homem para fora do mundo para que o homem pudesse amá-lo." - p. 218

"Para que o homem possa amar a Deus é necessário não apenas que exista um Deus a ser amado, mas também um homem para amá-lo." - p. 218

"Com certeza os credos mais sagazes podem sugerir que deveríamos buscar a Deus em círculos cada vez mais profundos do labirinto do nosso ego. Mas somente nós do cristianismo temos dito que deveríamos buscar a Deus em círculos como uma águia no alto das montanhas: e nós matamos todos os monstros nessa busca." - p. 221

"Insistindo que Deus transcende ao homem, o homem tem de transcender a si mesmo." - p. 222

"Um homem pode ficar deitado inerte e curar-se de uma enfermidade. Mas ele não pode ficar deitado inerte se quiser curar-se de um pecado. Pelo contrário, ele precisa levantar-se e correr por aí feito um louco." - p. 226

"O mundo foi abalado e o sol desapareceu do céu no momento da crucificação, mas no momento do grito do alto da cruz: o grito que confessou que Deus foi abandonado por Deus." - p. 227, 228

"Homens que começam a combater a Igreja em benefício da liberdade e da humanidade terminam jogando fora a liberdade e a humanidade só para poderem com isso combater a Igreja." - p. 228, 229

"Falamos de animais selvagens; mas o único animal selvagem é o homem. Foi o homem que se evadiu. Todos os outros animais são domésticos e seguem a inflexível respeitabilidade de sua tribo ou espécie." - p. 236

"o cristianismo é um paradoxo sobre-humano segundo o qual duas paixões opostas podem andar lado a lado." - p. 241

"o cético estava muito certo em pautar-se pelos fatos, só que ele não havia analisado os fatos. O cético é crédulo demais; acredita em jornais ou até mesmo em enciclopédias." - p. 243

"Somos nós, os cristãos, que aceitamos todas as provas reais [acerca dos milagres] - são vocês, os racionalistas, que refutam as provas reais e são obrigados a fazê-lo pelo seu credo." - p. 247

"O maior desastre do século XIX foi este: o homem começou a usar a palavra 'espiritual' como se fosse o mesmo que a palavra 'bem'. Ele pensou que se tornar mais refinado e incorpóreo era se tornar mais virtuoso." - p.251

"Exatamente como eu procuraria, no deserto, água limpa, ou trabalharia no Pólo Norte para fazer uma fogueira, assim hei de sondar a vastidão e o vazio da visão da terra até descobrir alguma coisa fresca como a água e reconfortante como o fogo; até descobrir algum lugar na eternidade onde eu esteja literalmente em casa. E existe apenas um lugar assim a descobrir." - p. 252,253

"a Igreja cristã em sua relação prática com minha alma é mestre Viva, não mestre morta. Ela não apenas me ensinou com certeza ontem, mas quase com certeza me ensinará amanhã." - p. 253

"Quem vive em contato com o que se acredita ser uma igreja viva (...) é alguém que sempre espera uma vida nunca vista antes." - p. 254

"Essa é, portanto, concluindo, a minha visão para aceitar a religião e não simplesmente as dispersas e seculares verdades derivadas dela. Faço-o porque a instituição não revelou esta ou aquela verdade, mas revelou-se como a instituição que diz a verdade. Todas as outras filosofias dizem as coisas que claramente parecem verdadeiras; somente esta filosofia tem dito muitas e muitas vezes aquilo que não parece, mas é verdadeiro. Ela é a única de todas as crenças que convence em pontos em que não é atrativa; ela acaba se revelando certa (...)." - p. 257

"Os teosofistas, por exemplo, vão pregar uma ideia obviamente atrativa como a reencarnação; mas se esperarmos os seus resultados lógicos eles serão o desdém espiritual e a crueldade de costas, pois se um homem for um mendigo por seus próprio pecados pré-natais, as pessoas tenderão a desdenhá-lo. Mas o cristianismo prega uma ideia obviamente pouco atrativa como o pecado original; mas se esperarmos os seus resultados, eles serão a compaixão e a fraternidade e uma explosão de riso e piedade; pois somente com o pecado original podemos, ao mesmo tempo, ter compaixão pelo mendigo e desconfiar do rei." - p. 257

"O argumento mais forte em favor da graça divina é a desgraciosidade. As partes impopulares do cristianismo, quando examinadas, revelam-se o verdadeiro esteio das pessoas." - p. 258

"Ninguém pode esperar uma aventura no país da anarquia. Mas podem-se esperar infinitas aventuras quando se aloja no país da autoridade. Não se podem esperar significados numa selva de ceticismo;  mas podem-se encontrar sempre mais significados caminhando por uma floresta de doutrina e com planos." - p. 258

"O paradoxo primário do cristianismo é que a condição comum do homem não é sua condição equilibrada e sensata, que a própria normalidade é anormal. Essa é a mais profunda filosofia da Queda." - p. 259

"Foi só depois de conhecer a ortodoxia que conheci a emancipação mental." - p. 259,260

"Tudo o que é humano deve conter em si alegria e tristeza; a única questão que interessa é como os dois ingredientes são equilibrados e divididos. E a coisa realmente interessante é a seguinte, que o pagão sentia-se em geral cada vez mais feliz à medida que se aproximava da terra, mas cada vez mais triste à medida que se aproximava dos céus." - p. 260

"O homem se identifica mais consigo mesmo, é mais parecido com o homem quando a alegria é a coisa fundamental dentro dele e a dor é superficial. A melancolia deveria ser um inocente interlúdio, um estado de espírito delicado e fugaz; a pulsação permanente da alma deveria ser o louvor." - p. 261

"A alegria, que foi a pequena publicidade do pagão, é o gigantesco segredo do cristão." - p. 263



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