sexta-feira, abril 06, 2012

Releitura das Cartas do Apocalipse: à igreja em Sardes

"Conheço as tuas obras, tens fama de estar vivo, mas estás morto. Fica alerta e fortalece o que ainda resta e estava para morrer; porque não tenho achado tuas obras perfeitas diante do meu Deus." - Ap 3:1b-2

A Igreja em Sardes se localizava numa importante rota comercial, e era bastante próspera. E, como geralmente é, era reconhecida pela aparente bênção de Deus por isso.

Prosperidade (ou ausência dela) não é sinal da presença de Deus em nossas vidas. Deus, em sua infinita graça nos salvou, coisa que nem merecíamos, não temos autoridade suficiente para exigirmos nada de Dele, nem mesmo a prosperidade. Se Ele assim quiser poderemos ser prósperos, mas a graça dEle nos basta em qualquer situação. 

Muitas igrejas parecem estar vivas, pela quantidade de membros que possui, mas na verdade estão mortas espiritualmente. O alerta à Igreja em Sardes vale ainda hoje. Deus, que controla toda a terra, conhece o nosso interior. Não adianta nos fingir de vivos quando estamos mortos. Só podemos ser vivos se estamos com Ele, e confiarmos nEle o tempo todo e em tudo em nossas vidas. 

A reputação é diferente do caráter. Não importa quão boa ou ruim seja a nossa reputação, o caráter é que nos define perante Deus, porque Ele vê além das aparências. Quando o show acaba e o artista volta pra casa, seu caráter é revelado. Da mesma forma somos nós vistos por Deus, porque nEle estamos em casa. Um bom caráter nem sempre traz boa reputação. Na verdade, infelizmente, muitas vezes um bom caráter pode prejudicar nossa reputação.

Deus não desiste de nós, se houver qualquer resquício de fé, de vida, Ele nos incentivará a reavivar todo o resto. Mesmo que seja apenas um pouco, e que este pouco também esteja prestes a morrer. Só fortaleceremos nosso espírito se confiarmos na graça de Deus. É por ele que existimos e é por Ele que estamos nEle.

Deus exige a perfeição, nada aquém disso. Não adianta sermos quase perfeitos para nos achegarmos a Ele, pois essa mínima imperfeição irá nos afastar completamente dEle. Nossas obras só serão consideradas perfeitas ante a Ele caso aceitemos a graça. 

É apenas pela graça que seres completamente imperfeitos podem ser vistos sem defeito algum perante Deus. E pensar que essa graça é oferecida por Ele mesmo é ainda mais reconfortante e desafiador ao mesmo tempo. O paradoxo da graça só me faz querê-la ainda mais.

Vamos buscar ser pessoas de caráter, não de boa reputação. 

Nenhum comentário:

Veja mais em

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...