sexta-feira, junho 17, 2011

Muito mais que a teologia da prosperidade

"Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro" - Mt 6:24

Muito se fala hoje sobre a teologia da prosperidade. O versículo acima é apenas mais um que refuta o que essa heresia prega.Mas algo interessante acerca dele são os dois exemplos de porque não podemos servir a Deus e ao dinheiro.

O que Jesus quis dizer foi que não é preciso idolatrar o dinheiro, como os enganadores (e os enganados) da teologia da prosperidade fazem, mas dar prioridade ao dinheiro ou às coisas que levam a ele também se constitui pecado.

É claro, precisamos almejar um emprego bacana para nos sustentarmos e constituirmos família (ou sustentar a que já temos), mas nesse mundo capitalista a tendência de ficarmos pensando nisso com frequência é muito grande. A tendência de priorizar isso é muito grande.

Jesus dava tanta importância a esse tema que passou todo o restante do capítulo 6 de Mateus, no Sermão da Montanha, falando sobre isso, sobre não ficarmos  ansiosos quanto a essas coisas.

Servir a Deus e não ao dinheiro significa também confiar nEle, ainda que as circunstância indiquem que nada dará certo - a perda de um emprego ou a busca mal sucedida por ele por meses a fio, uma doença ou a insegurança de um novo emprego - enfim, qualquer circunstância terrena que nos leve a pensar que não haverá dinheiro suficiente para arcarmos com as nossas necessidades.

Não é tarefa fácil, mas Cristo está conosco, e é Ele que opera tanto o querer quanto o efetuar. Além disso, ignorar esse assunto é ficar na mesma categoria de pecadores onde estão os seguidores da teologia da prosperidade.

Nenhum comentário:

Veja mais em

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...