quarta-feira, junho 08, 2011

Anotações de "Oração - ela faz alguma diferença?"

Philip Yancey


"A principal finalidade da oração não é tornar a vida mais fácil, nem conseguir poderes mágicos, mas conhecer a Deus. Preciso de Deus mais do que qualquer outra coisa que possa querer dele." - p.68

"Nos trinta anos que ele viveu nesse mundo, temos registro de apenas três vislumbres de interfer~encias sobrenaturais em sua vida. O resto do tempo, Jesus buscava alimento espiritual exatamente naquilo de que dependemos, a oração." - p.70

"A oração é a moeda corrente da amizade." - p.72

"Pois Deus também é uma pessoa, embora uma pessoa diferente de nós, alguém que corresponde mais - e não menos - ao significado da palavra." - p. 76

"Para mim, a oração é uma tarefa difícil, e não o refúgio revigorante que representava para Jesus. Luto para ver a orações como um diálogo, não como um monólogo." - p.79

"Vejo que Deus, como a maioria de nós, quer de nós principalmente amor, fê, confiança e honra." - p.79

"Aprender a dialogar com Deus é um processo que jamais termina, porque somos parceiros desiguais, Deus e eu. Admitir isso, curvar-me diante disso ajuda-me a abrir os ouvidos. Buscar Deus apesar de nossas diferenças ajuda-me a abrir a boca e, depois, o coração." - p.80

"Fica evidente pelo menos que uma igreja que segue cantando 'hinos alegres' diante da realidade crua está fazendo algo muito diferente do que faz a própria Bíblia." - p.81

"Deus formou uma aliança baseada no mundo como ele é, cheio de falhas, ao passo que a oração pede explicações a Deus pelo mundo como este deveria ser." - p.81

"(...) como todos nós às vezes, Jesus conheceu a sensação de ficar sem resposta às suas súplicas." p.93

"Descartar a oração, concluindo que ela não tem importância, significa achar que Jesus foi iludido." - p.94

"Sabemos como Deus se sente porque Jesus nos mostrou, em certas condições, uma face marcada com lágrimas. (...) Em sua bondosa misericórdia, Jesus nos deu um sinal visível de que o Pai ouve nossa oração no exato momento em que oramos." - p.95

"Embora Jesus não apresente nenhuma prova metafísica da eficácia da oração, o próprio fato de ele orar estabelece o valor dessa prática." - p.96

"De maneiras estranhas e misteriosas, a oração incorpora o desconhecido e o imprevisível na ação da graça divina." - p.99

"(...) Satanás não conquista ninguém se não houver cooperação." - p.100

"Todos os que lutam com Deus podem dirigir o olhar para aquela noite negra em que o próprio Filho de Deus lutou com o Pai." - p.102

"De algum modo, o sofrimento redimido é melhor que a absoluta ausência de sofrimento. A Páscoa é melhor do que simplesmente pular a sexta-feira santa." - p.105

"Como Abraão aprendeu, quando apelamos para a graça e a compaixão divinas, o Deus assustador logo desaparece (...). Deus é mais misericordioso do que podemos imaginar e aprecia nossos apelos à sua misericórdia." - p.110

"Talvez eu não consiga sentir muita fé em milagres, ou sonhar grandes sonhos, mas passo de fato exercitá-la comprometendo-me com Deus na oração." - p.118

"Deus submeteu a obra do Reino à sabidamente falível espécie humana." - p.133

"Pregar Deus sem o Reino é tão ruim quanto pregar o Reino sem Deus." - p. 154

"Deus não ama simplesmente ou sente amor. Ele é amor e não pode não amar. Como tal, anela um relacionamento com as criaturas feitas à sua imagem." - p.177

"Depois de passar certo tempo com Deus, posso retirar-me com uma visão diferente do mundo ou no mínimo com uma nova avaliação de meu ponto de vista. Em troca, Deus recebe atenção, meu engajamento,  minha alma." - p. 178

"A oração persistente opera mudança em mim, ajudando-me a enxergar o mundo e minha vida pelos olhos de Deus. À medida que o relacionamento progride, percebo que Deus vê minhas necessidades mais claramente que eu mesmo." - p. 188

"O verdadeiro valor da oração persistente não reside no fato de que conseguimos o que queremos quanto na constatação de que nos tornamos a pessoa que devemos ser." - p. 190

"(...) descobri que às vezes obtenho uma resposta a um insistente pedido meu depois de aprender a abrir mão dele. A resposta vem então como uma surpresa, um inesperado presente concebido por graça. Procuro a dádiva e em vez dela encontro o Doador. E acabo recebendo o presente de uma graça que já não estou buscando. " - p.191

"A oração requer fé para que Deus nos escuta - embora não haja provas concretas - e para crer que a ela é importante. Crer também não é fácil no meu caso." - p.198

"Persisto [na oração] porque estou cumprindo o mandamento de Deus e também porque estou fazendo o melhor para mim, gostando ou não de fazê-lo." - p.199

"Descobri que minha relutância em orar aumenta quando considero a oração uma disciplina necessária e diminui quando a vejo como um tempo para ficar na companhia de Deus. A verdadeira oração vem de dentro, do anseio do coração." - p. 202

"Preciso descobrir meu próprio jeito de orar, não o de outra pessoa." - p. 202

"Percebi que precisava da disciplina da regularidade para tornar possíveis aqueles momentos excepcionais de comunicação livre com Deus." - p. 206

"Muitas vezes, minhas orações parecem uma espécie de ensaio. Reviso notas básicas (o Pai Nosso), pratico peças conhecidas (os Salmos), e tento algumas melodias novas. Mas, sobretudo, marco presença." p. 206

"(...) a oração convida Deus a vir para o meu mundo e me introduz no mundo de Deus. (...) Seguindo esse padrão, procura formas de juntar os dois mundos, o de Deus e o meu, para deixar que se tornem um." - p. 207,208

"Antes eu via a oração como uma espécie de dever, não como uma válvula de escape para tudo aquilo que estava pensando ou sentindo. Os Salmos me permitiram ir mais fundo." - p. 219

"(...) aprebdu a confiar que, por meio da intercessão do Espírito, Deus ouvirá nossas orações, sejam eloquentes, sejam prosaicas." - p. 226

"Peço a Deus que me ajude a crer nas palavras de minha oração." - p. 228

"Momentos de constatação apanham-me de surpresa: uma onda de gratidão, um súbito sentimento de compaixão. Mas aprendi que eles só me apanham quando estou à procura deles." - .p. 228

"A indignidade estabelece as regras básicas, estabelecendo o posicionamento adequado entre seres humanos quebrantados e um Deus perfeito. A indignidade atualmente é para mim uma motivação a orar, não um empecilho." - p. 231

"A oração expressa o relacionamento entre duas pessoas, uma das quais incidentalmente é Deus. A realidade, não a técnica perfeita, é o objetivo." - p. 239

"Na tentativa difícil e às vezes frustrante de buscar a Deus, ocorrem em mim mudanças que me qualificam a servi-lo. Talvez o que entendo como abandono seja de fato uma delegação de poder." - p. 256

"Estou aprendendo a assumir a responsabilidade pela parte que me cabe e a deixar o resto para Deus." - p. 259

"De fato, avalio a força de um casamento observando mais como o casal se comporta nos momentos difíceis que pelos seus relatos de picos românticos." - p. 260

"Passei a confiar em Deus, até acreditar que a vontade dele é para mim a melhor saída, embora poucas vezes seja a mais fácil." - p. 262

"A oração convida-nos a descansar na certeza de que Deus está no comando, e os problemas em última análise são do mundo, não nossos. Se passar bastante tempo com Deus, provavelmente começarei a ver o mundo de um ponto de vista mais parecido com o dele. Que é a fé, afinal, senão acreditar de antemão naquilo que só fará sentido em retrospectiva?" - p. 262

"Devemos, de algum modo, fazer nossas orações com uma humildade que transmita gratidão sem triunfalismo, compaixão sem manipulação, sempre respeitando o mistério que envolve a oração." - p. 274

"O mesmo se aplica a Deus: o tratamento que dispenso à criação de Deus, os filhos de Deus, determina em parte o modo com que Deus recebe minhas orações e minha adoração. A oração envolve mais que curvar a cabeça algumas vezes por dia, ela impregna a vida toda e vice-versa." - p. 279

"Homens finitos nunca podem conhecer a vontade de um Deus infinito com certeza absoluta." - p. 282

"Atendendo a todas as orações possíveis, Deus com efeito abdicaria de sua função, entregando o mundo à nossa administração." - p. 282

"A maioria de nós aprende, com o tempo, que algumas orações se revelam melhores quando não atendidas." - p. 284

"Também aprendo, ao ponderar os mistérios da oração sem resposta, a simplesmente esperar (...). O plano de Deus constrói-se lentamente, como uma ópera, não como um sucesso de música popular." - p. 294

"Tendo todo o tempo do mundo, Deus espera, tolerando os insultos da história humana por misericórdia, não por impotência." - p. 295

"A reputação divina repousa no solene pacto de que um dia tudo acabará bem." - p. 295

"Aqueles que dentre nós lutam com a oração não atendida não ousam ignorar uma importante verdade teológica sobre o modo como Deus atua no mundo hoje. A Igreja é o Corpo de Cristo e funciona como tal." - p. 302

"Orar dizendo: 'Ó Deus, por favor, ajuda meu vizinho a resolver seus problemas financeiros' ou 'Ó Deus, faze alguma coisa pelos sem-teto lá do centro', é a abordagem de um teísta, não de um cristão. Deus escolheu manifestar o amor e a graça nesse mundo por meio daqueles entre nós que encarnam a Cristo." - p. 302

"A mera existência da oração é um dom da graça, um generoso convite a participar do futuro do cosmos." - p. 306

"Nenhum ser humano, por mais sábio ou espiritual que seja, pode interpretar os caminhos de Deus, explicar por que um milagre acontece e outro não, por que ocorre uma aparente intervenção aqui e não ali. A exemplo do apóstolo Paulo, só podemos esperar e confiar." - p. 307

"Está claro que Jesus não veio ao mundo para reverter as leis da natureza e estabelecer leis melhores - pelo menos não em sua primeira vinda." - p. 320

"O sofrimento e a dor aproximam personalidades diferentes e todos nos tornamos lamentadores, nada tendo a oferecer em nossas orações a não ser queixas." - p.333

"Ganho paz quando percebo que não preciso convencer a Deus para cuidar de nós. Seu cuidado por nós é maior do que posso imaginar, e ele tem o controle absoluto sobre tudo o que acontece." - p. 337

"O senso da presença de Deus pode aparecer e desaparecer. O crente, no entanto, pode confiar que Deus está presente, morando dentre dele; não precisa ser convocado lá de longe." - p. 338

"Ele [Paulo] aprendeu um nível diferente de fé: uma fé que não afasta as dificuldades, porém assim mesmo resiste; uma fidelidade em que a fraqueza se transforma em força, e orações pela cura se fundem em preces por aceitação." - p. 346

"Se a oração é a primeira resposta à presença de Deus, preciso antes de tudo sintonizar-me com essa presença." - p. 353

"Embora eu não possa controlar o sentido da presença de Deus - num nível emocional, ele aparece e desaparece - posso positivamente esperar sua chegada e cuidar dela." - p. 354

"Ficar na companhia de alguém que se ama nunca é uma perda de tempo, especialmente se aquele em cuja companhia eu fico for Deus."  - p. 355

"De fato, qualquer tempo passado em oração parece perdido aos olhos de quem tem outras prioridades que não sejam um relacionamento com Deus. Para alguém que ama a Deus, todavia, não há nenhum ato mais produtivo nem tão necessário." - p. 355

"A quem dirigimos a oração conta mais do que o modo que oramos ou o que dizemos." - p. 356

"Orar significa abrir-me para Deus , e não lhe impor limites por meio de meus preconceitos. Em suma, orar significa deixar Deus ser Deus." - p. 367

"Esperar não é o objetivo, mas pode ser um estágio necessário na obtenção do objetivo. Esperamos pelo que é digno de esperar, e nesse processo adquirimos a paciência." - p. 368

"Oro pedindo a paciência de ser paciente." - p. 368

"O agora, um instante fugaz, representa a intersecção da eternidade com o tempo." - p. 370

"O momento presente em si é um presente de Deus - minha vida seria mais real, e ao mesmo tempo eu realizaria muito mais se permitisse que essa verdade básica permeasse meu dia." - p. 371

"Quando oro por outra pessoa, estou orando para que Deus me abra os olhos  e eu possa vê-la como ele a vê e depois entro na corrente do amor que Deus já direcionou para essa pessoa." - p. 374

"O que desejo para as pessoas por quem oro Deus deseja muito mais." - p. 375

"Nada estimula tanto a compaixão em mim quanto a oração." - p. 376

"Na melhor das hipóteses, a oração não busca manipular Deus para que ele faça minha vontade - muito pelo contrário. A oração cai no lago do próprio amor de Deus e expande-se cada vez mais." - p. 381

"A oração associada à consciência dos inimigos que temos, sem falar na oração pelos inimigos, oferece uma oportunidade reflexão pessoal. De forma estranha, nossos inimigos ajudam-nos na definição de nós mesmos tanto quanto nossos amigos." - p. 385

"Os seguidores de Jesus, porém, têm em comum o chocante mandamento de amar os inimigos e orar, por aqueles que os maltratam. Agindo assim, unimo-nos para ampliar o círculo expansivo do amor de Deus até aqueles que talvez não o possam provar de nenhum outro modo." - p. 385

"Orar quer dizer permanecer na companhia de Deus, que já está presente. Minhas preocupações com pessoas e situações contempladas na oração de fato manifesta a presença de Deus dentro de mim. Não preciso ficar pulando feito criança e gritando: 'olhem para mim'. Deus está por perto, basta eu me sintonizar." - p. 390

"De acordo com Jesus, nada é demasiado trivial. Tudo a meu respeito - meus pensamentos, meus motivos, minha escolhas, meu estado de espírito - atrai o interesse de Deus." - p. 394

"Minha preocupação acerca das orações inapropriadas ou irrelevantes é desfeita quando vejo a oração menos como uma técnica e mais como um relacionamento, uma forma de permanecer na companhia de Deus." - p. 395

"É muito melhor agir como uma criança confiante, apresentando pedidos bobos e deixando que o pai julgue, que se preocupar de antemão com a propriedade dos pedidos." - p. 396

"Não precisamos inventar um elogio para fazer que Deus se sinta bem, precisamos, em vez disso, apenas dar crédito onde o crédito é devido." - p. 398

"Nosso dom mais apreciado por Deus, o que Deus jamais pode forçar, é o amor." - p. 400

"Minhas perguntas acerca da oração perdem a urgência à medida que aprendo a confiar na suprema bondade de Deus, que pode transformar qualquer coisa em numa coisa boa." - p. 402

"E, quando tudo corre bem, ironicamente, tenho de trabalhar ainda mais para manter a conversa, para acreditar que Deus se importa com os detalhes da minha vida." - p. 404

"Oro na assombrosa crença de que Deus deseja um relacionamento continuado. Oro confiando que o ato da oração é a maneira designada por Deus para eliminar o vasto abismo entre mim e a infinitude. Oro para colocar-me no fluir da obra restauradora de Deus aqui. Oro como respiro - porque não posso deixar de fazê-lo. A oração não é uma forma perfeita de comunicação porque eu, ser imperfeito e material que vivo num planeta imperfeito e material, estou tentando alcançar um ser perfeito e espiritual. Algumas orações ficam sem resposta; um sentido da presença de Deus vem e vai e muitas vezes sinto mais o mistério que sua solução. Insisto, contudo, acreditando como Paulo que agora conheço em parte; então conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido." - p. 404

Nenhum comentário:

Veja mais em

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...