sexta-feira, junho 24, 2011

As sementes que caíram entre os espinhos

"Outros ainda são os que recebem a semente entre espinhos. Estes são os que ouvem a palavra, mas as preocupações do mundo, a sedução da riqueza e o desejo por outras coisas sufocam a palavra, e ela fica infrutífera" - Mc 4:18,19

                           

E cá estou eu, mais uma vez escrevendo sobre a parábola do semeador. Como já disse algumas vezes, há trechos da Bíblia que estamos cansados de ouvir e por, ao passar direto por eles em nossas leitura bíblica diária, acabamos perdendo importantes lições que Jesus tem a nos ensinar.

Todos nós, quando pensamos em espinhos, pensamos imediatamente em coisas ruins, em problemas, não é à toa que algumas traduções da Bíblia dizem que o apóstolo Paulo tinha um espinho do qual não conseguia se livrar.

Mas o interessante desse trecho é ver como Jesus interpreta esse termo na parábola do semeador. Os espinhos são as preocupações do mundo, a sedução da riqueza, o desejo por outras coisas.

Os espinhos são o instrumento de defesa de muitas plantas, como a rosa. Para podermos segurar uma nas mãos sem risco, temos que retirar os espinhos. Assim também, a beleza da palavra não pode ser experimentada por aqueles que têm o foco em outras coisas, por aqueles que não querem priorizar Deus e sua palavra em seu cotidiano.

Todos nós temos nossos espinhos (tentações) e sabemos bem quais são, assim como o apóstolo Paulo sabia. Mas cabe a nós pedir a graça de Deus para nos ajudar a superar essas dificuldades, pois é pela graça que os espinhos não crescem a ponto de nos sufocar. Pode ser que lidemos com eles a vida inteira, mas a graça de Cristo nos basta para frutificarmos.

Aqueles que se deixam dominar pelos espinhos não fruticarão, e "toda árvores que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo" (Mt 7:19).

Nenhum comentário:

Veja mais em

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...