quarta-feira, junho 15, 2011

Anotações de "Decepcionado com Deus"

Philip Yancey


"Os israelitas são uma grande demonstração de que os sinais só conseguem nos tornar viciados em sinais, não em Deus." - p. 49

"Lá [na Bíblia] ele fala por si mesmo, e percebi que frequentemente eu não prestava atenção.  Eu me preocupava demais com os meus sentimentos para ouvir atentamente os sentimentos dele." - p. 53

"(...) Deus não faz tanta questão de ser analisado. Ele deseja, principalmente, ser amado. Quase todas as páginas de sua Palavra sussurram essa mensagem." - p. 54

"Todo novo pai que pela primeira vez carrega um nenezinho, seu nenezinho, trazendo-o bem junto à sua pele, sabe o que é isso. E foi esse o sentimento que Deus teve quando examinou o que havia feito e declarou que era bom. No início, bem no início,não houve qualquer desapontamento, só alegria." - p. 59

"Em meio a todas as suas tribulações, José [AT] aprendeu a confiar não na inexistência de dificuldades, mas que Deus compensaria até mesmo as dificuldades." - p. 68

"E, quando seu próprio amor é desprezado, até mesmo o Senhor do Universo sente-se de alguma maneira desamparado, tal como um pai que perde aquilo que ele mais estima." - p. 71

"Assim como Deus achou quase impossível viver entre um povo pecaminoso, os israelitas acharam quase impossível viver com um Deus santo no meio deles." - p. 74

"Se você mal consegue suportar a luz de vela, como conseguirá olhar para o Sol [sobre a presença de Deus]?" - p. 75

"O progresso pode ter eliminado quaisquer crises de desapontamento com Deus, mas também parece que eliminou totalmente o desejo que Salomão tinha de Deus. Quanto mais apreciava as boas dádivas do mundo, menos ele pensava no doador."  - p. 81

"[Palavras de Deus] Minha lentidão em agir é um sinal de misericórdia, não de fraqueza." - p. 90

"Deus pode ter escondido o rosto [na época dos profetas], mas aquele rosto estava marcado, marejado de lágrimas." - p. 92

"As andorinhas nos céus conhecem as estações, a maré chega na hora certa, a neve sempre cobre as montanhas elevadas, mas os seres humanos não se parecem a qualquer outra coisa na natureza. Deus não pode controlá-los. Por outro lado, ele é incapaz de simplesmente deixá-los de lado. Ele é incapaz de apagar a humanidade de seu pensamento." - p. 95

"Ninguém se queixará do ocultamento de Deus naquele dia. Sua glória encherá a terra, e o sol, em constraste, parecerá escuro." - p. 98

"Aquilo que não podia ser conquistado à força, ele conquistaria através do sofrimento." - p. 100

"Aqueles que crêem em Deus de uma certa forma jamais conseguem estar de novo seguros a seu respeito. Uma vez que o viram num estábulo, jamais conseguem ter certeza sobre onde aparecerá ou o que fará a qualquer custo ou a que nível absurdo de auto-humilhação se rebaixará em sua incansável busca pelo homem." - p. 106

"Jesus cumpriu as promessas messiânicas, porém - um importante porém - não da maneira como todos esperavam." -

"(...) será que alguma coisa mudou desde então? Conheço inúmeros ministérios que enfatizam a cura e a prosperidade física, mas poucos que concentram sua atenção em persistentes problemas humanos, tais como orgulho, hipocrisia e legalismo, os problemas que tanto preocupam Jesus." - p. 111

"Deus se segura; se esconde; chora. Por quê? Porque deseja o que o poder jamais consegue conquistar. Ele é um rei que não deseja a sujeição, mas o amor." - p. 115

"(...) os milagres nos evangelhos autênticos dizem respeito ao amor, não ao poder." - p. 119

"Jesus contribui com isto para o problema da decepção com Deus: por causa dele, podemos ir diretamente a Deus. Não necessitamos mediador humano, pois o próprio Deus se tornou mediador." - p. 129

"Uma pessoa só pode aprender a obedecer quando tentada a desobedecer, só pode aprender a ter coragem quando tentada a fugir." - p. 132

"O mundo que Deus deseja amar, o mundo que Deus está chamando, talvez nunca o veja. Nossos próprios rostos podem estar atrapalhando a sua visão." - p. 144

"Nós encarnamos  Deus no mundo; o que acontece conosco acontece com ele." - p. 145

"A Igreja é o Corpo de Cristo; portanto, se a Igreja fez, Deus fez." - p. 146

"E o mundo julga a Deus por aqueles que levam o seu nome. Uma grande parte da decepção com Deus tem raízes na desilusão com outros cristãos." - p. 152

"Para Deus, significa correr o risco de que nós, à semelhança dos israelistas, jamais cresçamos; significa correr o risco de que jamais o amamos. Evidentemente, ele considerou esse um jogo que valia a pena apostar." - p. 156

"Deus julgou necessário restaurar o elo espiritual antes de recriar céus e Terra." - p. 157

"Mas o Espírito segreda-nos acerca de uma nova realidade, uma fantasia que é realmente verdade, uma verdade na qual despertaremos por toda eternidade." - p. 157

"Conceitos teológicos não têm muito sentido, a menos que consigam falar a alguém (...) que tateia em busca do amor de Deus num mundo cercado de tristeza." - p. 166

"Nossa própria existência anuncia aos poderes do universo que a restauração está em execução. Cada ato de fé realizado por qualquer um do povo de Deus é como o soar de um sino, e uma fé com a de Jó ecoa por todo o universo." - p. 184

"Ocorreu-me (...) que se todos nós da Igreja gastássemos nossas vidas tal como ele [Jesus] fez - ministrando aos doentes, alimentando os famintos, resistindo aos poderes do mal, consolando aqueles enlutados e levando as Boas Notícias de amor e perdão - então talvez a pergunta 'Deus é injusto?' não fosse feita hoje em dia com tanta urgência." - p. 195

"A cruz revelou que tipo de mundo nós temos e que tipo de Deus nós temos." - p. 196

"Necessitamos de algo mais do que milagres. Necessitamos de um novo céu e uma nova terra, e até que tenhamos isso, a injustiça não desaparecerá." - p. 196

"No sentido mais verdadeiro, palavra alguma é capaz de falar mais audivelmente do que o Verbo." - p. 204

"A fé significa crer com antecedência no que só fará sentido ao contrário." - p. 213

"Confiar em sua bondade suprema (...), uma bondade que o tempo ainda não alcançou." - p. 213

"O tipo de fé que Deus valoriza parece se desenvolver melhor quando todas as coisas ficam confusas, quando Deus permanece calado, quando a neblina invade." - p. 218

"A Bíblia inclui muitas provas do interesse de Deus - algumas bastante espetaculares -, mas nenhuma garantia. Uma garantia, no final das contas, eliminaria toda a fé." - p. 220

"A confiança ingênua pode não sobreviver quando o milagre não ocorre, quando a oração urgente não obtém resposta, quando uma densa neblina obscurece qualquer sinal do interesse divino." - p. 220

"A fidelidade significa aprender a crer que, fora do perímetro de névoa cinzenta, Deus ainda reina e não nos abandonou, não importam as aparências." - p. 221

"Jamais conseguiremos desvendar completamente o mistério do que houve na cruz, mas isso nos oferece o consolo de que Deus não deseja submeter suas criaturas a qualquer teste que ele mesmo não tenha suportado." - p. 225

"Mas, a partir de cima, do ponto de vista de Deus, o milagre real é o da transposição; que corpos humanos possam tornar-se mais cheios do Espírito, que atos humanos corriqueiros de caridade e bondade possam tornar-se nada menos que a encarnação de Deus na Terra." - p. 243

"Um corpo saudável é aquele que segue a vontade da cabeça. Dessa mesma maneira, o Cristo ressurreto realiza sua vontade através de nós, os membros de seu corpo." - p. 243

"O que sentimos agora, nem sempre sentiremos. Nosso desapontamento é, ele próprio, um sinal, uma dor, uma fome de algo melhor. E a fé é, afinal, um tipo de saudade - de um lar que jamais visitamos, mas que nunca deixamos de desejar." - p. 266

"Difícil coisa é viver sem ter certeza de coisa alguma. A alternativa para a decepção com Deus parece ser a decepção sem Deus." - p. 275

Nenhum comentário:

Veja mais em

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...