quarta-feira, agosto 10, 2011

Anotações de "O livro mais mal-humorado da Bíblia"

Ed René Kivitz

Primeira vez que leio um livro do Ed René Kivitz, já havia o lido em blogs, mas nunca em livro. E curti muito seu estilo de escrever.

"Estamos pouco acostumados a discernir a (i)lógica da vida." - p. 17



"Quando algo tem sentido, mas eu não consigo descobrir qual é, ou se há uma razão por trás de tudo, mas eu não consigo identificá-la, é como se não existisse um porquê, como se não existisse sentido nem razão." - p. 18

"Geralmente, pensar na vida, no que tem ou não tem valor, porque isso e qual razão daquilo, implica uma dor quase insuportável." - p. 19

"Nossa desculpa - a de que não tivemos chance de fazer todas essas coisas grandiosas e prazerosas - vaporizou-se com a história de Salomão, desfez-se tal qual bolha de sabão. Não podemos mais culpar a vida, temos que admitir que ela parece não ter sentido." - p. 20

"O que é religião senão uma tentativa de codificar o mundo, de identificar por que e para que as coisas acontecem como acontecem e são como são?" - p. 20

"Deus não tem nenhum problema com esse negócio de pensar, duvidar e questionar, pois sabe que a fé sem arestas é uma fé que se acomodou no confortável, isolou-se num mundinho cor-de-rosa que inventou para si, é uma fé que já morreu, mas ainda não foi enterrada." - p. 22

"Não é possível conhecer toda a verdade, mas é possível conhecer a verdade." - p. 24

"Há tanto que desconhecemos, especialmente em tempos tão conturbados e de desenvolvimento científico e tecnológico tão acelerado, mas sabemos que precisamos confiar em Deus e andar à luz da nossa consciência.'II Pe 3:17'" - p. 25

"Quando começar a pensar sobre a vida e sobre as coisas importantes, continue pensando mesmo que doa, porque você não vai sozinho nesse caminho doloroso. Quando ficar perdido no labirinto da mente, lembre-se de que há um Deus em quem pode confiar." - p. 27

"Convidei Cristo [para sentar-se à mesa e conversar sobre a vida], aquele que encerra em si mesmo toda a sabedoria e todo o conhecimento. Se Cristo foi revelado, também revelados os tesouros foram da sabedoria e do conhecimento." - p. 28

"Tenho orgulho de ser cristão. É por isso que acho melhor a dor da reflexão do que o anestesiamento do autoengano, é melhor a dúvida do que a ilusão da mentira." - p. 28

"Se pretendemos entender o que o Eclesiastes tem para nos dizer, precisamos aceitar o convite de raciocinar e desbancar a irracionalidade. Não somos bichos e, quando pensamos, exercemos uma atividade sagrada." - p. 31

"Por trás de um mundo projetado, há um Projetista." - p. 32

"Nascemos, crescemos, casamos, reproduzimos e morremos, mas cada geração faz isso à sua própria maneira." - p. 35

"Se o tédio causado pela repetição é o problema, a solução é a experiência individual - a chance que cada um tem de fazer pela primeira vez o que as gerações anteriores têm feito há séculos." - p. 36

"(...) preste atenção nas pessoas, não na humanidade (...). Se até as estrelas Deus singulariza, imagine as gentes." - p. 36,37

"Não se deve levar pelas generalizações. A generalidade traz tédio, mas a particularidade o afasta." - p. 37

"Sábio é aquele que consegue entrar na rotina da vida e fazer as coisas repetidas como se as fizesse pela primeira vez." - p. 41

"A felicidade não é uma questão de coisas e não coisas." - p. 48

"Olhamos para coisas, pessoas e eventos, mas estamos sempre esperando a mágica do trampolim metafísico." - p. 48

"A verdade é a seguinte: você não encontra felicidade em coisas, pessoas e eventos. Mas também não encontra sem eles." - p. 48

"A vida é muito diferente para quem vive de dádivas divinas e para quem vive de esforço próprio e de conquistas." - p. 51

"(...) eu não preciso deixar de lado todas as coisas para me relacionar com Deus, mas (...) eu me relaciono com Deus enquanto me relaciono com todas as coisas (...)" - p. 52

"Quando eu me relaciono com as coisas através de Deus eu me relaciono com Deus." - p. 53

"Deus não é o oposto das coisas. Ele é o pleno sentido de todas elas." - p. 53

"Conscientes de que para ele são todas as coisas, entregamos tudo a Deus. E o que ele faz com aquilo tudo? Deus devolve para nós. O prazer de Deus - e consequentemente o nosso - é nos ver desfrutando daquilo que ele mesmo concedeu." - p. 54

"O sentido da vida não está no depois, mas no enquanto. Isso nos ensina a valorizar o momento." - p. 55

"A plenitude não está em pessoas, coisas e eventos. Mas não é possível sem eles. E assim somos devolvidos à vida, pois já não temos de usá-la, basta vivê-la. O sentido da vida está também na própria vida." - p. 56

"Não é possível adocicar a morte, suas feições nunca cabem na moldura da beleza." - p. 57

"O perdão pode mudar o efeito do passado no presente, mas não muda o passado." - p. 60

"Quando a maldade vence a virtude, a injustiça está presente." - p. 71

"Não há dúvida: é melhor deixar de mim mesmo [aos meus filhos] que deixar patrimônio." - p. 80

"toda experiência espiritual serpa sempre maior que a religião pretende apresentá-la, pois se o que de fato foi experimentado foi o divino - e toda religião assim acredita - o divino não pode ser contido por nada, pois a tudo contém." - p. 85

"Jogue fora os ritos, os dogmas, os códigos morais. Jogue fora as promessas, os votos, os penduricalhos manipulativos de uma divindade qualquer. Jogue tudo isso fora! E admire-se com a grandeza de Deus e passe a ansiar por ele. A mão de Deus estará sempre sobre a sua vida, sempre, e vai guiar você, desde o vale da sombra da morte às águas cristalinas onde a alma recebe a infusão de alegria, serenidade e paz." - p. 97

"E tudo quanto confere poder detém em si mesmo o potencial de rivalizar com Deus. Dinheiro não é neutro. Dinheiro é facilmente elevado à categoria de Deus." - p. 102

"Usar Deus para a obtenção de objetos de desejo é perverter a relação, porque, na verdade, a nossa experiência com Deus deve nos dar a satisfação naquilo que possuímos, e não acesso àquilo que desejamos. Quem quer ajeitar a vida com ajuda espiritual deve procurar um caminho diferente do evangelho de Jesus." - p. 115

"Tenho certeza de que a fome da minha alma só pode ser satisfeita na minha intimidade com Deus. Deus deixou de ser o meio através do qual conquisto o que desejo, e se tornou o ambiente dentro do qual desfruto tudo o que tenho." - p. 116

"O sábio diz que a razão está com Deus, mesmo quando não consegue entender seus caminhos nem juntar as peças." - p. 121

"Não vivemos daquilo que sabemos a respeito de Deus. Vivemos daquilo que cremos a respeito do caráter de Deus." - p. 122

"As perguntas nos levam mais longe que as respostas. As perguntas abrem conversas. As respostas fecham." - p. 122

"Somente quem já chorou sabe chorar com quem chora (...). Quem não chorou não tem lágrimas para derramar em solidariedade." - p. 123

"Como ser sábio? Andando com Deus. Porque é verdade que o mundo é imutável, mas também é verdade que quem anda com Deus vence o imutável. É verdade que Deus decidiu fazer algumas coisas, mas é verdade também que Deus decidiu ouvir orações." - p. 130

"Como é que você consegue andar nesse mundo? É porque Deus me sustenta. Como é que você consegue encarar isso que a vida lhe deu? É porque Deus me guarda e me supre. Como é que você consegue entender e crer? É porque o Espírito de Deus ilumina o meu entendimento, é porque ando com os olhos em Deus. Sempre que fico tentando entender a vida, ela fica mais complicada, e cada vez que olho para Deus a vida fica mais clara." - p. 152

"Sempre que tento controlar a vida com minhas próprias mãos, restringindo-a com as limitações da minha cabeça, fico mais perdido. Sempre que me rendo a Deus - reconhecendo que me sou pó, finito, que a realidade é profunda demais e que não adianta eu querer me agarra ás coisas - então Deus me supre, me atende e me conduz com suas mãos." - p. 152

"os eventos genéricos e macros apresentam certa coerência, mas a particularidade  minuciosa da vida guarda segredos" - p. 152

"Enquanto você está vivo alguma coisa - alguma coisa que você nem consegue imaginar - pode acontecer." - p. 155

"Escolha viver por causa do poder da ressurreição, por causa do poder de um Deus que 'chama à existência as coisas que não são como se já fossem' (Rm 4:17)" - p. 155

"Se você disser que sua vida precisa de um milagre para continuar, então escolha viver à espera de um milagre." - p. 155

"A sabedoria não está em desprezar o efêmero, mas em não absolutizar o que não dura para sempre." - p. 156

"Dizemos não o tempo todo porque escolhemos controlar, em vez de viver." - p. 159

"Essa é talvez uma das mais extraordinárias definições da graça divina: Deus já se agradou de que você faz (Ec 9:7)" - p. 162

"Em um esforço para captar a mensagem do Eclesiastes (...) sugiro que você não tente:

  • Procurar entender o que não se pode entender - o futuro.
  • Lutar contra o que não se pode lutar - a morte.
  • Mudar o imutável - a distribuição aleatória de bênção e da desgraça.
  • Controlar o incontrolável - a maldade dos homens.
  • Tente apenas viver." - p. 162, 163
"Fique de boca calada: esse é o conselho para lidar com gente que perdeu o juízo mas ainda ocupa posição de autoridade, e que pode causar muitos estragos." - p. 166

"O grito e o uso da força são sintomas de fraqueza, ou falta de argumento e ou autoridade." - p. 169

"Prefiro minha mulher despejando discursos na minha cabeça, a se dedicar a orar por mim, em silêncio, no quarto (...). Quando ela fala, eu prontamente rebato as palavras, mas quando ela conspira com Deus, em silêncio..." - p. 176

"Se o insano quer viver do jeito que lhe dá na teia, deixe-o viver assim. Viva você do jeito que Deus quer que você viva." - p. 177

"Na tentativa de se defender do tolo com as armas dele, a única coisas que você vai conseguir é entrar para o time dele." - p. 177

"Alguém já disse que para brigar com porco você tem de cair na lama. A diferença é que o porco gosta." - p. 177

"Os tolos agem instintivamente: acordam com vontade de gritar e gritam, acordam sem vontade de levantar e não se levantam, acordam com vontade de sumir e somem. Já os sábios acordam com vontade de gritar e não gritam, acordam com vontade de sumir, mas tomam um banho e saem para fazer o que sabem estar em suas mãos para fazer. Os sábios conseguem controlar suas paixões, mas os tolos só conseguem seguir os seus apetites." - p. 178

"sabedoria é a mistura de lucidez com estabilidade e serenidade." - p. 178

"Mais vale viver como Davi, porque hã uma coisa certa, e muito certa: se escolher viver com Davi, não há garantia de que o louco deixará de ser louco, mas posso garantir que não vou ficar louco." - p. 180

"Decidir é fazer história." - p. 186

"O indolente fica à espera do resultado natural. Mas esquece que o resultado natural é a terra dar fruto da semente plantada, e quanto mais semente plantada, maior a probabilidade de fruto." - p.187

"É motivo de gratidão o fato de o mundo ser plausível e previsível. Um mundo em que muitas coisas funcionam sempre do mesmo jeito é extraordinário." - p. 193

"Certa vez ouvi alguém consolar uma pessoa, dizendo: Deus não nos poupa, mas sempre cuida de nós. É assim que creio, é assim que vivo." - p. 193, 194

"Deus não faz o caminho que eu traço, não realiza todas as minhas vontades. Isso não é motivo de desespero, pois ele fará o que prometeu fazer. Assim, descanse em confiança. Fique na expectativa de que Deus vai fazer. Do jeito dele, no tempo dele, pelos motivos dele." - p. 194

"Milagre é exceção, e quem se agarra exclusivamente ao milagre corre grande risco de colher frustração. Quem vive de exceções, sempre à busca de milagres, quer subjugar Deus pela força. Mas Deus não é um mero entregador de soluções à domicílio. " - p. 195

"Prefiro viver na confiança que trabalha do que na dependência que espera o milagre. Prefiro trabalhar confiando em Deus, caminhar de gratidão em gratidão. Sou grato quando Deus faz coisas surpreendentes para mim, mas assumo responsabilidades em vez de colocar o peso das obrigações nas costas dele. Vivo na confiança, deixo de lado as exceções e me submeto a Deus acatando as regras que ele mesmo estabeleceu para o jogo. É assim que funciona." - p. 196

"Geralmente, entretanto, os velhos ouvem pouco, mas compreendem muito; só veem de perto, mas enxergam longe." - p. 200

"Resistimos muito à ideia de desfrutar a vida ao máximo porque isso nos cheira a coisa de gente de gente mesquinha, fazendo coisas rasas em um mundo pequeno. Mas o mundo não é pequeno. Foi apequenado." - p. 201

"Desfrutar a vida nesse mundo é honrar a Deus, que criou o ser humano e o mundo (...) Quando desmerecemos o mundo de Deus, ofendemos a Deus e diminuímos a nós mesmos. Fomos criados para viver na atmosfera, não na 'espiritosfera'. Quando fazemos pouco caso da nossa condição humana, desperdiçamos a melhor parte da criação de Deus." - p. 202

"Assuma responsabilidades e viva intensamente sabendo que Deus um dia vai chamá-lo e pedir conta de seus atos, sejam eles bons ou maus." - p. 205

"Buscar a felicidade não é errado. O problema surge quando buscamos prazer e felicidade em outros fontes e não em Deus." - p. 206

"(...) viva longe de Deus e viverá longe de si mesmo, viva apenas para si mesmo e nem isso você conseguirá. O caminho cristão para a felicidade é aquele em que a palavra 'prazer' cabe na mesma frase que a palavra Deus'" - p. 207

"A filosofia se presta a ajudar a viver, mas viver é muito mais que filosofar. Mais do que saber, é preciso viver. O que realmente interessa é a satisfação com a vida, a gratidão pelo privilégio de viver e a vontade de continuar vivendo." - p. 209

"Tradição é a fé viva dos que já morreram, tradicionalismo é a fé morta dos que ainda vivem" - Nicolai Berdiaev, citado na p. 210

"Ser manso é dar curso bem definido à força bruta." - p. 212

"É preciso ser inteligente na hora de ser submisso porque a Bíblia não é um amontoado de regras." - p. 217

"Definitivamente, a Bíblia é a palavra de Deus, não por ser um livro de regras, mas por registrar e perenizar um singular caminho de sabedoria espiritual." - p. 219

"Assim , vou viver e pensar, mas refletir de maneira humilde. Vou viver e me entregar à vida, mas pedir que Deus modere minha coragem de viver. Vou viver, mas em temor a Deus e andando com reverência diante dele. Vou viver e me submeter a ele, mas de maneira inteligente com o que aprendi na Palavra. Vou viver e crer que, por trás de todas as realidades, há um Deus. É nesse caminho de fé que pretendo encontrar meu próprio caminho." - p. 222

"Resposta pronta é exigência de quem ainda tem medo de viver por fé." - p. 222

Um comentário:

Luciana Pylro disse...

Ganhei este livro no dia das mães, de meu marido. Que maravilhoso! Já havia lido outros textos do pastor Ed, e posso afirmar que todos me inspiraram e me fizeram pensar bastante. Ele é um abençoado! Escreve de forma clara, e melhor, sem banalizar a nossa língua que é tão bela e rica! Paz, irmã. Cordialmente, Luciana Pylro

Veja mais em

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...