sexta-feira, julho 11, 2008

O apóstolo Paulo e a questão do sofrimento - Parte I


O apóstolo Paulo foi um homem incrível. O "apóstolo dos gentios" escreveu a maior parte dos livros do Novo Testamento. Na verdade, poderia ficar dias falando sobre ele, poderia até escrever um livro sobre ele, pois sou fascinada pelo exemplo de homem que ele foi. Hoje vou me deter apenas sobre como ele tratava a questão do sofrimento.

Paulo era alguém que entendia sobre a questão do sofrimento, afinal, ele foi encarcerado diversas vezes, açoitado de modo muito severo, exposto à morte repetidas vezes. Cinco vezes recebeu dos judeus trinta e nove açoites. Três vezes foi golpeado com varas, uma vez apedrejado, três vezes sofreu naufrágio, passou uma noite e um dia exposto à fúria do mar. Enfrentou perigos nos rios, perigos de assaltantes, perigos de seus compatriotas, perigos dos gentios, perigos na cidade, perigos no deserto, perigos no mar, e perigos dos falsos irmãos. Trabalhou arduamente; muitas vezes ficou sem dormir, passou fome e sede, e muitas vezes ficou em jejum, suportou frio e nudez (2 Co 11:23-27)

Apesar de Paulo citar a palavra sofrimento três vezes em suas cartas (na versão João Ferreira de Almeida revista e atualizada), ele tratou desse assunto talvez mais do que qualquer outro, em suas epístolas.

Ele encarava o sofrimento, e ensinou isso em seus textos, como algo bom. Algo que nos aproximava de sermos como Jesus.

E para sermos como Jesus, que enfrentou mais sofrimentos que todos nós juntos, e enfrentou o pior de todos eles, o de não ser (realmente) ouvido por Deus, seu próprio Pai; temos que enxergar o sofrimento como dádiva divina, um instrumento para crescermos. Se o sofrimento é tentação para pecarmos, Deus não permitirá que soframos além de nossas forças (I Co 10:13).

"O homem que teme o sofrimento já está sofrendo pelo que teme."
(Michel de Montaigne)

Fiquem com Jesus=)

2 comentários:

Frederik disse...

Otimo texto amiga, essas ferias tao de fazendo bem..ta mto inspiradaaa ^^
gosto muito de paulo tambem, apesar de achar ele MTO arrogante algumas vezes..ueaueua..e apesar de meu livro favorito do novo ser Hebreus( eu queria mto saber kem é o autor pra babar ovo dele yeuaueaehauehuae).

Bjos amiga

Dani Lucas disse...

Hahahaha
Na verdade amigo...todos os textos publicados nessa semana (com exceção do diário de Lot) eram rascunhos aqui do blog que eu resolvi publicar.

Bjos!!!

Veja mais em

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...