quarta-feira, julho 09, 2008

Leite e carne espirituais



"Dei-lhes leite, e não alimento sólido, pois vocês não estavam em condições" - I Co 3:2





Estava pensando sobre esse famoso texto das escrituras um dia desses. É bem claro que leite espiritual significa as bases da fé, o início da caminhada cristã e a carne (alimento sólido) significa mais aprofundamento, mais entendimento.

Mas analisando a maioria de meus amigos, os teólogos que eu leio, e a minha própria vida, tive um vislumbre sobre algo diferente a respeito desse versículo. Todos (ok, 99,9%, não devemos generalizar) passaram por um momento de "legalismo" no início da fé. É como dirigir um carro. Em suas primeiras aulas de auto-escola você se preocupa mto mais com a teecnica do que com o trânsito em si. O instrutor tem que te alertar a todo tempo. Ou seja, é como se no inicio, ficássemos preocupados apenas em seguir as liturgias cristãs, as doutrinas que aprendemos (certas ou não, é outra questão). Ao avançarmos na fé, como no trânsito, passamos a focar o cristianismo em si. Viver o cristianismo livre do engessamento teológico, livres para seguir Jesus, adaptamo-nos a seguir as liturgias e doutrinas automaticamente, não precisamos mais viver por elas. E ao passar do tempo selecionamos aquilo que achamos correto ou não, se vivemos de acordo com a Bíblia.

O que me entristece é saber que, muitas vezes, o número de crianças espirituais só aumenta, e daí os pastores só oferecem leite espiritual, o que leva a aumentar ainda mais o número de crianças espirituais. É um ciclo perigoso. E na falta de carne, até mesmo os adultos se alimentam de leite.

Mas que eles gostariam de um bom churrasco, isso gostariam.


Nenhum comentário:

Veja mais em

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...