terça-feira, novembro 01, 2011

Porque eu leio a Bíblia

Seria muito fácil citar motivos óbvios pelos quais eu leio a Bíblia. Sim, ela é meu guia de vida, sim ela é a Palavra Viva de Deus pra mim. Mas hoje quero escrever alguns motivos pelos quais ela é importante especialmente pra mim.

Eu leio a Bíblia porque ela me ensina sobre a graça,em todos os livros. Sim, em todos os livros, mesmo aqueles-livros-que-ninguém-lê do Velho Testamento. A história contada na Bíblia me mostra um Deus que age com imensa graça para os humanos. E essa história me toca profundamente, porque sei que é apenas por ela que eu não simplesmente estou viva, mas vivo. Não apenas sou alguém, mas sou quem eu sou.

Eu leio a Bíblia também porque sem ela eu me isolo. Sou uma pessoa muito antissocial, por natureza. Sem ler a Bíblia eu ajo dessa maneira natural pra mim. É com ela que deixo o Espírito Santo me guiar, e assim consigo interagir com as pessoas. É apenas por causa dela que eu decido que vale à pena essa interação, porque a graça, essa mesma que eu falei aí em cima, me leva a agir assim. Essa graça que recebi não pode ficar só comigo, por isso resolvo transmití-la ao mundo.

Eu leio a Bíblia porque ela me ensina a ser uma pessoa melhor no dia a dia. Lendo a Bíblia diariamente eu aprendo a me disciplinar, a criar uma rotina. Estabelecendo um plano de leitura Bíblia todo ano eu aprendo a ter objetivos a serem cumpridos. Se tenho esse plano e não o cumpro, eu lembro que deixar coisas acumuladas dá mais trabalho do que fazê-las todos os dias. E criando essa rotina aprendo a sentir falta dela, porque sou uma pessoa bem ligada em rotinas que eu mesma crio (e espero que entendam que com o uso da palavra rotina não estou dizendo monótona). E aprendo a gostar muito dessa rotina também.

Eu leio a Bíblia para me lembrar que sou pecadora. Não que eu me esqueça disso, mas quando leio a Bíblia eu    sou lembrada que minha caminhada rumo à santidade perfeita ainda está no começo, mesmo com vários anos de vida cristã. Isso porque, ao contrário do que pensam, a graça nos leva a ter mais consciência disso, não menos. Por viver pela graça, cada pecado meu se torna mais doloroso, mais frustrante.

Eu leio a Bíblia por causa das cartas de Paulo. As cartas do apóstolo Paulo sempre me impressionam - tanto pelas verdades que nelas eu encontro, quanto pela incrível atualidade delas. Cada vez que eu leio esses pequenos livros (e faço isso algumas vezes ao ano) eu não consigo ficar do mesmo jeito, sempre sou levada a mudar algo em minha vida. A Bíblia toda tem esse poder, mas as cartas de Paulo fazem isso de um jeito especial pra mim. Elas parecem se encaixar perfeitamente aos momentos que estou vivendo. Por isso provavelmente de tempos em tempos vario meu livro preferido entre elas.

E poderia até dizer mais que cinco motivos, mas hoje estou em dia de TOC ativo, rs, então vou deixar assim mesmo.

Que a graça nos ensine a valorizar a Bíblia!


Nenhum comentário:

Veja mais em

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...