sexta-feira, novembro 25, 2011

Milagres x natureza

"E no dia depois de terem comido do produto da terra, o maná cessou, e os israelitas não o tiveram mais; mas naquele ano eles comeram produtos da terra de Canaã." - Js 5:12


Esse versículo narra um período da travessia do povo de Israel pelo deserto. Deus não os abandonou, Ele enviava o Maná para que o povo fosse sustentado nas áridas e inférteis terras do deserto. Assim que o povo teve acesso aos recursos naturais, o maná cessou - o milagre acabou.

Deus criou o mundo de uma forma completa, e o guia pelas leis da física. Ele não criou esse funcionamento para poder transgredi-lo toda hora, por isso os milagres são tão raros. 

Se você criasse algo fantástico, certamente só usaria outro instrumento com o mesmo fim caso fosse estritamente necessário. Assim também é com Deus, Ele gosta de trabalhar por meio das leis que Ele mesmo criou. 

Isso para os seres humanos é algo muito positivo, por mais que o senso comum evangélico clame por milagres o tempo todo. 

O maná sustentou o povo judeu no deserto, mas não foram poucas as vezes que o povo murmurou, querendo voltar para a terra de seus escravizadores, os egípcios.

Estudiosos especulam que o maná tinha o gosto de mel misturado com azeite, o que pode ter sido um motivo pelo qual o povo reclamava tanto. O povo queria que o milagre se portasse como o natural.

Todos somos assim. Se pedimos pela cura de um doente, é porque o queremos livre daquela doença, ainda que a natureza não colabore. Se queremos um milagre financeiro, queremos viver bem, não queremos ter dinheiro apenas para as necessidades básicas.No fundo, no fundo, quando pedimos por um milagre, queremos que tudo volte ao seu estado natural.

O brilhante escritor C.S. Lewis afirma: "Que Deus possa modificar e, de fato, por vezes modifique o comportamento da matéria e realize o que chamamos de milagre faz parte da fé cristã, mas a própria concepção de um mundo comum e, portanto, estável, requer que essas ocasiões sejam extremamente raras."

Por isso, creio que devemos desejar que as leis naturais sejam cumpridas, ainda que isso significa algo contrário ao que queremos que aconteça muitas vezes, como é o caso da progressão de uma doença terminal para a morte.

Lewis afirma também:  "Tente excluir a possibilidade de sofrimento implicada pela ordem da natureza e pela existência do livre-arbítrio, e você descobrirá que excluiu a própria vida." Essa frase não poderia ser mais verdadeira. Não podemos viver de milagres, porque senão não viveremos de fato, não seremos livres.

Eu prefiro viver nas leis naturais de Canaã que mana leite e mel, do que no deserto à base de maná. Mesmo que gigantes venham me perturbar em Canaã, sei que Deus está comigo, e isso me basta.

Nenhum comentário:

Veja mais em

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...