sexta-feira, janeiro 14, 2011

As noventa e nove ovelhas


"- O que é que vocês acham que faz um homem que tem cem ovelhas, e uma delas se perde? Será que não deixa as noventa e nove pastando no monte e vai procurar a ovelha perdida?"

O versículo acima é um versículo muito utilizado para incentivar o trabalho evangelístico. Porém, ao lê-lo recentemente me chamou a atenção a primeira parte do versículo, que trata das ovelhas que ficaram para que o pastor fosse buscar a que se perdeu.

O pastor não deixou simplesmente as ovelhas em qualquer condição e lugar, pois sabia dos riscos de deixá-las sem um local seguro e com alimento disponível. Se ele fizesse isso poderia perder mais ovelhas enquanto iria procurar a perdida.

Da mesma forma, os líderes cristãos devem agir. Não se pode simplesmente abandonar seu rebanho, ou seja, seus discípulos, para partir para o evangelismo de não cristãos e desiados do Caminho. É preciso primeiro deixar cada um de seus discípulos alimentados espiritualmente e em condições de achar mais alimento diariamente, reforçando a prática da oração, da leitura biblica e do jejum. E também é importante deixá-los seguros, prevenindo-os sobre os pecados e os ataques malignos.

Somente assim, depois de deixar seu rebanho alimentado e seguro, é que o pastor pode sair em busca da ovelha perdida.

Afinal, de nada adiantaria voltar exultante com a ovelha que estava perdida e descobrir que boa parte do rebanho que ficou ou morreu de fome ou foi estraçalhada por lobos.

O trabalho evangelístico deve ser feito, inquestionavelmente, mas não sem antes cuidar daqueles que já estão na Igreja.

2 comentários:

Anônimo disse...

Il semble que vous soyez un expert dans ce domaine, vos remarques sont tres interessantes, merci.

- Daniel

Anônimo disse...

Tópico estonteneante aqui, post como aqui está emotivam a quem quer que observar neste espaço .....
Realiza maior quantidade de este espaço, a todos os teus cybernautas.

Veja mais em

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...