O versículo acima é um versículo muito utilizado para incentivar o trabalho evangelístico. Porém, ao lê-lo recentemente me chamou a atenção a primeira parte do versículo, que trata das ovelhas que ficaram para que o pastor fosse buscar a que se perdeu.
O pastor não deixou simplesmente as ovelhas em qualquer condição e lugar, pois sabia dos riscos de deixá-las sem um local seguro e com alimento disponível. Se ele fizesse isso poderia perder mais ovelhas enquanto iria procurar a perdida.
Da mesma forma, os líderes cristãos devem agir. Não se pode simplesmente abandonar seu rebanho, ou seja, seus discípulos, para partir para o evangelismo de não cristãos e desiados do Caminho. É preciso primeiro deixar cada um de seus discípulos alimentados espiritualmente e em condições de achar mais alimento diariamente, reforçando a prática da oração, da leitura biblica e do jejum. E também é importante deixá-los seguros, prevenindo-os sobre os pecados e os ataques malignos.
Somente assim, depois de deixar seu rebanho alimentado e seguro, é que o pastor pode sair em busca da ovelha perdida.
Afinal, de nada adiantaria voltar exultante com a ovelha que estava perdida e descobrir que boa parte do rebanho que ficou ou morreu de fome ou foi estraçalhada por lobos.
O trabalho evangelístico deve ser feito, inquestionavelmente, mas não sem antes cuidar daqueles que já estão na Igreja.
2 comentários:
Il semble que vous soyez un expert dans ce domaine, vos remarques sont tres interessantes, merci.
- Daniel
Tópico estonteneante aqui, post como aqui está emotivam a quem quer que observar neste espaço .....
Realiza maior quantidade de este espaço, a todos os teus cybernautas.
Postar um comentário