quarta-feira, janeiro 12, 2011

Anotações de "Para que serve Deus"

Philip Yancey

"Se eu conseguir achar uma resposta, ou pelo menos um indício de resposta à pergunta para que serve Deus em situações terríveis, isso me ajudará a responder às questões mais difíceis da fé que às vezes confunde todos nós"  - p.9

"Escrever é um ato solitário, e me sinto muito satisfeito de poder me trancar numa cabana nas montanhas com uma pilha de livros e lá passar uma semana inteira, sem falar com ninguém, exceto o quitandeiro" - p.10 (da série: notas para mim que pretendo ser escritora, talvez não tão relevante para quem não faz parte desse contexto).

"Amar significa sentir dor, afligir-se. A dor manifesta a vida" - p. 31

"Jesus abraçou voluntariamente cada um dos estados que chamou de bem-aventurados: ele conheceu a pobreza e sentiu fome e sede; ele chorou; ele foi cruelmente perseguido" - p.31

"O amor de Deus é a verdade fundamental do universo (...)" - p. 36

"Bons cristãos são geralmente bons cidadãos: homens, trabalhadores, caridosos e observantes da lei" - p. 57

"Jesus descreveu um movimento que cresce de baixo para cima, com mudanças acontecendo internamente, mais que exteriormente" - p. 58

"Sou cristão não porque o modo de proceder de Jesus é benéfico à sociedade, mas porque eu creio que ele corresponde à verdade" - p. 62

"Por mais baixo que seja o ponto que atingirmos, a graça flui até esse ponto  mais obscuro" - p. 79

"Se compararmos quem somos com quem deveríamos ser, somos todos hipócritas, e a igreja oferece um lugar onde podemos confessar abertamente nossas falhas e receber o poder purificador da graça" - p. 85

"Não é fácil ser curado. Mas uma coisa é ainda mais difícil: permanecer sem cura" - p. 86

"Jesus vê a multidão através de um conjunto diferente de lentes. Ele vê gente que precisa da graça de Deus e a nega, como os professores da lei e os fariseus, e gente que precisa da graça de Deus e a aceita, como a mulher que se curva diante dele aguardando o toque surdo da primeira pedra" - p. 88

"Todavia, o próprio ato que torna Jesus inadequado aos olhos do fariseu decreta as credenciais de Jesus como distribuidor da abundante graça de Deus [em relação ao caso da prostituta que derrama seu perfume aos pés de Jesus] - p. 88

"Juntos [os discípulos], esses ofuscantes exemplos de falibilidade humana haviam infringido todos os Dez Mandamentos. No entanto, esse bando heterogêneo, inflamado pelo espírito de Jesus, partiu para transformar o mundo" - p. 89

"Somos todos troféus da graça de Deus, alguns de modo mais dramático que outros. Jesus veio para os doentes, e não para os sadios; para os pecadores, e não para os justos. Ele veio redimir e transformar, veio renovar todas as coisas" - p. 89

"Vivemos vidas solitárias, nós que ganhamos a vida arrebanhando palavras" - p. 95 (da série: notas de escritor)

"A profissão de escritor nos convida todos os dias a lutar com o orgulho" - p. 96 (da série: notas de escritor)

"Deus, no fim das contas, criou o mundo natural e o chamou de bom" - p. 104

"A glória de Deus representa o bem extremo, e a cultura pode muito bem servi-la" - p. 104

"Como cristãos somos convidados a abraçar o mundo com gratidão para com o Pai de todas as coisas boas, mas sem deixar que esses prazeres nos escravizem. Ao mesmo tempo, somos chamados a respeitar os marginalizados - os idosos, os inválidos, os doentes, os sem atrativos, os pobres - que se sentem privados de dádivas naturais e talvez não possam usufruir certos prazeres. Eles também refletem algo da imagem de Deus" - p. 109

"Deus criou o mundo da matéria, colocou-nos no meio dele e nele entrou na Encarnação. O mínimo que podemos fazer é apreciá-lo" - p. 128

"Às vezes precisamos sair da igreja para conseguir alimento-arte, beleza, conhecimento - que depois podemos trazer para dentro e apreciar de forma plena" - p. 128

"(...) se você mantiver limpa a parte interior, nada que venha de fora o poderá manchar. Você pode estender as mãos com carinho e abraçar um mundo cheio de violência, abusos, tráfico, injustiça, pobreza e promiscuidade, e permanecer interiormente limpo o tempo todo" - p. 132

"Sim, mas há vazamentos em mim" - D.L. Moody, ao ser perguntado se era cheio do Espírito - p. 135

"O Deus que eu sirvo é um Deus em quem passei a confiar, um Deus que espreita o horizonte procurando o filho pródigo ou filha pródiga e sai correndo ao encontro dele ou dela" - p. 136

"O evangelho da prosperidade tem grande apelo em países em desenvolvimento - durante certo tempo" - p. 141

"Os cristãos do Ocidente, onde o cristianismo mais se parece com uma corporação do que com um movimento vivo, precisam se lembrar de que o evangelho é, na sua raiz, uma boa-nova que transforma a vida" - p. 154

"Sem dúvida, um conjunto de regras claras, que ofereça uma forma de segurança e uma crença numa vida isenta de problemas, é atraente. Mas essa dupla promessa, como um doce veneno, encerra um grave perigo" - p. 158

"O amor nunca é fácil, quer assuma a forma de criar filhos, quer de construir casas para os sem-teto, quer a de orientar dependentes químicos, quer a de adotar órfãos de pais aidéticos - Jesus não veio ao mundo e morreu para que vivêssemos uma vida feliz e comodista e assim exibir ao resto do mundo nosso contentamento. Não, ele veio como um exemplo para que sigamos seus passos" - p. 165

"É assim que o reino de Deus avança: somente por semente" - p. 166

"Eu aprendi a resistir à tendência de editar minhas orações para que soem sofisticadas e maduras. Creio que Deus quer que nos apresentemos exatamente como somos, por mais infantis que possamos nos sentir." - p. 184

"Um Deus que tem consciência da queda de cada pardal com certeza conhece o impacto que tempestades assustadoras crises financeiras exercem sobre frágeis seres humanos" - p. 184

"Uma crise ajuda a expor os fundamentos sobre os quais construímos a vida" - p. 185

"Um tempo de grave crise apresenta uma boa oportunidade para que os cristãos transmitam uma mensagem inovadora, expondo as mentiras e superficialidades da 'telona'" - p. 187

"Podemos [os cristãos] insistir que o valor de alguém não é determinado por sua aparência, ou sua renda, ou sua etnia, ou mesmo sua posição social, mas é antes uma dádiva sagrada e inviolável de Deus" - p. 188

"Precisamos de uma visão nova na qual nos vejamos não como proprietários, mas como serviçais de um planeta; não como senhores uns dos outros, mas como servos de um Deus de amor e também de justiça." - p. 190

"As pessoas percebem por instinto a diferença entre o que é motivado pelo lucro e o que é motivado pelo amor." - p. 209

"Na sua raiz, o pecado destrói a ordem moral do universo estabelecida por Deus." - p. 235

"Por mais baixo que seja o fundo de nosso poço, a graça de Deus vai ainda mais fundo. A beleza da graça é que ela não nos deixa lá." - p. 235

"Que fizemos para mostrar a igreja como um lugar de gente de bem, em vez de um lugar para a gente ficar bem?" - p. 244

"Eu desejo vivamente uma igreja repleta de graça, que recompense a honestidade em vez de a castigar; que, seguindo Jesus, exista para os pecadores, e não para os justos; para os enfermos, e não para os sadios." - p. 244

"Para este mundo Jesus anunciou uma mensagem radicalmente diferente. Recebemos não o que merecemos, mas exatamente o contrário. Merecemos castigo e recebemos perdão; merecemos a ira de Deus e recebemos seu amor. Num mundo dividido por raças, culturas, classes, línguas e religiões, Jesus liberou a mais poderosa força do universos, a força da graça. Essa força contrária traz uma nova mensagem de esperança para um mundo marcado pela violência e divisão." - p. 264

"Não se requer nenhuma graça para conviver com alguém que se pareça com a gente e concorde conosco. A graça é testada no contexto da diferença (...)" - p. 265

"O dom gratuito da graça desce sobre quem a quiser receber, e às vezes aqueles que não tem a quem recorrer são os mais ansiosos por estender sua mão aberta." - p. 269

"Somente os que têm consciência da sede procuram a água viva." - p. 270

"(...) é muito mais difícil mostrar graça ao opressor do que ao oprimido." - p. 272

"O próprio Jesus raramente apresentou 'provas' teológicas; ele simplesmente ia de um lugar para outro transformando vidas." - p. 277

"Por uma razão qualquer, Deus escolhe dar-se a conhecer primeiro mediante gente comum como nós." - p. 279

Nenhum comentário:

Veja mais em

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...