sexta-feira, junho 15, 2007

Baião

Hoje postei no site dos salva-vidas uma música do Rebanhão, uma música do primeiro cd deles (na verdade era um disco na época). A seguir a história da banda (adaptado do site http://rebanhao.v10.com.br/):

Rebanhão - A história resumida da Maior Banda de Rock-Gospel do Brasil


INTRODUÇÃO

Falar do Rebanhão é falar da música gospel no Brasil.
É claro que antes deles, existiram outros grupos vanguardistas, que também deram a sua
contribuição para o surgimento e crescimento da Gospel-Music no Brasil, mas eles revolucionaram todo o conceito de música cristã, e foram os pioneiros.
O Rebanhão simplesmente veio para romper e alargar fronteiras, pois para aqueles jovens músicos, o que mais importava, era levar a palavra de Cristo aos corações das pessoas, unindo essa mensagem, a uma música de conteúdo e com excelente qualidade técnica.
PRIMEIRA FORMAÇÃO

O Rebanhão foi reunido pelo
JANIRES MAGALHAES MANSO, que ao lado de músicos excelentes como CARLINHOS FÉLIX, PEDRINHO BRACONNOT, PAULINHO MAROTTA, KANDELL e ZÉ ALBERTO, revolucionaram o meio evangélico com o lançamento de um até então despretensioso LP denominado "MAIS DOCE QUE O MEL", gravado cheio de dificuldades, pela pequena e até então desconhecida do grande publico, a gravadora DOCE HARMONIA. Isso aconteceu em 1981. O sucesso foi estrondoso.

SEGUNDA FORMAÇÃO
Já conhecido e aceito pelo grande público, o Rebanhão começou a viver as reviravoltas de todo grandes grupos musicais, ou seja, a troca de seus componentes e a trágica perda de seu fundador, que na época de sua morte, já não fazia parte da equipe ministerial Rebanhão, atuando apenas como amigo e conselheiro, porém jamais perdendo contato.
Com a saída do percursionista Zé Alberto, e do baterista Kandell e com a trágica e prematura morte do Janires, o Rebanhão ficou resumido a Carlinhos Félix, Serginho Marotta, Pedrinho Braconnot e com o Fernando Augusto (Tutuca), ingressando como o novo baterista da Banda. Essa foi a formação mais aplaudida, admirada e conhecida de toda a história dessa genial banda. Com a saída de Janires, Carlinhos assumiu o posto de Band-Leader.
Por muitos especialistas musicais evangélicos e não evangélicos esta formação foi a mais técnica de todas, pois aconteceu entre eles uma harmonia e uma simetria musical, difícil de explicar. A isso, nós evangélicos, chamamos de Unção aliada à capacidade técnica de cada componente.
E para concluir, em termos de vendagens de LPs, CDs e quantidade de shows, realmente é inegável, que esta geração do Rebanhão foi a mais bem sucedida.

TERCEIRA FORMAÇÃO
Sentindo um chamado missionário, o excelente e carismático Band-Leader Carlinhos Félix desligou-se do Rebanhão para seguir carreira-solo, e essa carreira é uma das mais bem sucedidas e sólidas carreiras solos do Brasil.
Com a saída do Tutuca, o Rebanhão passou a ter como integrantes ainda originais, apenas o Pedrinho Bracconot e o Paulinho Marotta, que convidaram alguns músicos amigos para integrar o Ministério Rebanhão, e assim dar prosseguimento a este ministério.

QUARTA FORMAÇÃO
Com a saída do Paulinho Marotta, o Rebanhão original ficou sintetizado na presença do Pedrinho Braconnot, que nesse instante assume de vez a liderança e a marca Rebanhão.
Pedrinho então reuniu um excelente time de músicos e deu uma nova vida ao Rebanhão, e gravou o excepcional disco "ENQUANTO É DIA", considerado um dos melhores trabalhos do Rebanhão. Existem especialistas musicais, que taxativamente consideram este o melhor trabalho musical de um amadurecido Pedrinho Braconnot.
Os integrantes desta formação eram: Pedrinho Braconnot (Teclados), Pablo Chies (Guitarra), Dico Parente (Vocal), Murilo (Baixo) e Rogério (Bateria).
Esta formação foi responsável por um antológico show no SOS DA VIDA em São Paulo, evento patrocinado pela Fundação Renascer e pela Gospel Records, onde a canção "Mistérios" foi a mais aplaudida da noite, tendo em Pablo um show à parte, pois os solos e as escalas mágicas deste espetacular guitarrista, deslumbrou as milhares de pessoas presentes.

ÚLTIMA FORMAÇÃO
Passado um período sem notícias do Rebanhão, Pedrinho Braconnot reúne outros amigos, bons músicos, mas que já não tinham a mesma expressão e carisma com o grande público, do que os anteriores componentes, mas mesmo assim parte para a gravação dos CDs "Por Cima dos Montes" e "Vamos Viver o Amor".
Apesar de contar com belas músicas e bons músicos, estes trabalhos não tiveram repercussão alguma no meio evangélico, passando despercebidos e nem mesmo entusiasmando os milhares de fãs.
Assim, em 2000, ano seguinte ao lançamento do CD "Vamos Viver o Amor", encerra-se a carreira do mais brilhante grupo gospel do Brasil, de todos os tempos.

Ou seja, a música que citei no site foi gravada sete anos antes de eu nascer. Janires, um dos integrantes da primeira formação, morreu um mês antes do meu nascimento, em um acidente vindo para minha cidade. Ainda assim, tenho saudades, da música gospel que ousou ser diferente dos tradicionais corinhos pela primeira vez e de um tempo em que música gospel era feita por amor a obra de Deus, e não por dinheiro apenas. Se hoje existem grupos que louvam a Deus de maneira de tantas maneiras e não se apegam à fama e ao dinheiro, eles devem se lembrar que tudo começou com o Rebanhão.

Uma musiquinha divertida pra encerrar o post:


Rebanhão - Baião
 F7
Minha vida que era muito louca, só faltei correr atrás
de avião
A7 Dm
Mas Jesus entrou no meu deserto
C7 F7 C7 F7
E inundou o meu coração
Eu era magro que dava dó
Meu paletó listrado era de uma listra só
Mas Jesus entrou no meu deserto...
F7
Sem Jesus Cristo é impossível, se viver nesse mundão
Bb C F7
Até parece que as pessoas estão morando no sertão
É faca com faca, é bala com bala, metralhadoras e
canhões
Bb C F7
Até parece que as faculdades só tá formando lampiões
E lampião e lamparina, vela acesa e candeeiro
Bb C F7
Nunca vai salvar ninguém e ainda se vai gastar
dinheiro
E o dinheiro anda mais curto, do que perna de cobra
Bb C F7
Filosofia de malandro: "No bolso que farta nunca
sobra"
E o que tá fartando de amor, tá sobrando iniquidades
Bb C
F7
Todo mundo se odiando pelas ruas, pelas ruas das
cidades
Se essas ruas, se essas ruas fossem minhas
Eu pregava cartaz, eu comprava um spray
Bb C Dm Bb Dm
Bb Dm Bb
Escrevinhava nelas todas, Jesus...The only way
F7
Jesus é o único caminho pra quem quer morar no céu
Bb C F7
Quem quiser atalhar vai...PRO BELELÉU!!!
F7
Jesus é o único caminho pra quem quer morar no céu
Bb C Dm Bb Dm Bb Dm
Bb F7
(www.vagalume.com.br)

Nenhum comentário:

Veja mais em

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...