segunda-feira, junho 25, 2007

Absolvendo fariseus e condenando pecadores


"Jesus, porém, ouvindo isso, respondeu: não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos. Ide, pois, e aprendei o que significa: misericórdia quero, e não sacrifícios. Porque eu não vim chamar justos, mas pecadores." - Mateus 9:12,13

Os grupos religiosos da época de Jesus ficavam indignados com o fato de Ele ser "amigo dos pecadores". Os fariseus, um desses grupos, são os "justos" a quem Jesus se refere nesse texto. O apóstolo Mateus havia aberto mão de tudo para seguir Jesus e mais tarde Jesus foi jantar em sua casa, muitos dos amigos pecadores de Mateus estavam lá também. Os fariseus ficaram escandalizados com essa situação. Foi quando Jesus resumiu lindamente sua missão nessa terra. Ele veio para pecadores, porque eles são os doentes espirituais. Aqueles que acham que estão bem não precisam procurar o doutor Jesus.

Fiquei refletindo nesse texto por um bom tempo e vi que a igreja atual tem seguido os passos dos fariseus, infelizmente, com freqüência. Os pecadores perdidos no mundo são destinados à perdição eterna, pois as mensagens "evangelísticas" enfatizam mais o inferno do que o céu. As boas novas que Jesus mandou que espalhássemos se transformam em más novas. Os pecadores se sentem tão indignos, que preferem não seguirem a Jesus por não se considerarem tão bons quanto os justos da igreja. Enquanto isso, nos templos, muitos fariseus são absolvidos, as mensagens são de esperança e vitória. Os pecados destes são perdoados pela infinita misericórdia e graça de Deus, afinal, vivemos num tempo de graça. Ou seja, para os pecadores perdidos o que vale é a Lei, do Velho Testamento, e para nós, os salvos, o que vale é a graça. A igreja então se torna a justa e os pecadores se tornam os doentes. Bem, Jesus veio para chamar pecadores, e não justos.

Então, você diz, vou aprovar o pecado do mundo? Não! Só não podemos condenar os pecadores junto com os pecados deles. Do contrário, todos nós estaríamos condenados. Por sermos pecadores, foi que Jesus veio. Se fôssemos todos justos sua vinda teria sido desnecessária, mas "todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Rm 3:23). O apóstolo Paulo continua assim o texto: "mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Jesus Cristo, que os salva" (Rm 3:24).

E quanto à igreja, é proibido pregar uma mensagem de esperança e vitória, quando há tantos enfrentando inúmeras dificuldades e tentações? A resposta é um claro não, novamente. O problema não é pregar sobre vitória, o problema é pregar sempre sobre isso e, pior, dizer que vindo a Jesus Cristo você terá todos seus problemas resolvidos. É preciso deixar claro para a igreja que sofrimentos e tentações estavam previstos para os cristãos, na própria Bíblia. Vamos ter momentos de vitória sim, mas as dificuldades são necessárias para moldar nosso caráter e torná-lo mais semelhante ao de Cristo, que nos disse: "eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo." (Jo 16:33).

Encerro por aqui meu simples pensamento, deixando um conhecido texto da Bíblia para que, levando-se em consideração o que aqui foi abordado, vocês façam uma nova reflexão sobre ele: "Portanto ide, fazei discípulos em todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos" - Mateus 28:19,20

Fiquem com Jesus=)

Nenhum comentário:

Veja mais em

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...