sexta-feira, fevereiro 08, 2013

Líderes podem sentir!


Quando você pensa em um líder, que imagem lhe vem à mente?

Provavelmente você pensou em alguém com uma postura elegante, que raramente expões sentimentos, pois sempre quer demonstrar segurança mostrando que são plenamente felizes.

Esse estereótipo parece estar se infiltrando no meio cristão. Os líderes - especialmente aqueles adeptos da teologia da prosperidade - querem mostrar que Deus está ao lado deles e, por isso, não sentem medo, não ficam tristes, estão sempre felizes e 100% satisfeitos.


Eu até entendo um pouco disso. Às vezes é até uma atitude paternal, de querer transmitir segurança, evitando que os filhos/liderados vejam que também passam por problemas.


Outras vezes é puro machismo. Homens não choram, é o que dizem por aí...


Mas, ao olhar para a vida de Jesus, o retrato que eu vejo é completamente diferente. Ele falava abertamente sobre seus medos (Mt 26:38), chorava (Jo 11:35) - mesmo quando isso pudesse causar reações diversas (Jo 11:36,37), enfim, ele expunha seus sentimentos sem o menor constrangimento.


Ele, sobretudo, sabia que mostrar sua humanidade era fundamental no seu relacionamento com os discípulos. E também ia contra o machismo que imperava na época, e ainda hoje tem grande presença no meio cristão.


Assumir essa postura de "sou perfeito, nada me atinge" não traz benefícios para os liderados mas, pelo contrário, só os afasta. O pensamento deles provavelmente será: "bom, o que estou sentindo é muito bobo, Deus não vai se agradar disso, porque o líder tal está sempre feliz, então eu não vou nem pedir conselho para ele". 


As pessoas eram atraídas a Jesus por causa da sua compaixão, e, repito, de sua humanidade. Seres humanos sentem, portanto choram, sofrem, ficam tristes, sentem medo. 


Não estou dizendo, obviamente, que um líder precisa ser uma pessoa triste o tempo todo. Claro que às vezes mostrar que passou por um problema e o superou é um incentivo àqueles que estão sofrendo a crerem que as coisas podem melhorar. Um sorriso no rosto ajuda sim, também. Mas é preciso equilíbrio e transparência. Existem sentimentos grandes demais para que possam ser escondidos, não compartilhados. Existem outros que iremos compartilhar apenas com os mais íntimos. 


Em resumo, sinta! Não tente bancar o super-herói, porque seu liderado sabe que eles não existem. Eles estão buscando um ser humano, como eles, para poderem os ajudar na caminhada da fé.

Nenhum comentário:

Veja mais em

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...