quarta-feira, janeiro 18, 2012

Anotações de "O despertar da graça"

Esse livro me foi indicado por muitas pessoas, quando disse que estava fazendo uma pesquisa sobre graça. Gostei bastante, mas é um livro mais voltado para já cristãos, pessoas presas pelos "assassinos da graça".




Charles R. Swindoll

"A moralização e a legalização do evangelho da graça de Deus é uma tola heresia, difundida junto a pessoas que estão iradas porque não receberam aquilo que não tinham nenhuma boa razão para esperar." - Richard J. Nevhaws, citado na p. 17

"A intolerância deles [os assassinos da graça] é tolerada. Seu espírito julgador não é julgado. Suas táticas de intimidação não são controladas. Sua atitude intolerante pode ser tanto justificada, quanto rapidamente defendida." - p. 18

"'O amor que vai para cima é adoração; o amor que vai para fora é afeição; o amor que se curva é graça.'" - Donald Barnhouse, citado nas pp. 23,24

"Mostrar graça é estender favor ou bondade a alguém que não merece e que nunca poderá fazer nada para ganhá-la." - p. 24

"O favor é estendido simplesmente em razão da bondade presente no coração do doador." - p. 24

" Há outra coisa que deve ser enfatizada em relação à graça: ela é absolutamente e totalmente gratuita. Nunca será exigido que você pague por ela. Você nem mesmo poderia fazê-lo se tentasse (...). Não deveríamos sequer tentar pagar algo por ela; fazer isso é um insulto." - p. 25

"Agora que Cristo veio e morreu e, por meio disso, satisfez as exigências do Pai em relação ao pecado, tudo que precisamos fazer é clamar por sua graça, aceitando o dom gratuito da vida eterna. Ponto final. Deus sorri para nós por causa da morte e da ressurreição de seu filho." - p. 25

"Meu apelo é que não a limitemos [a graça] a Jesus. Nós também podemos aprender a ser tão graciosos quanto ele. Uma vez que podemos, devemos sê-lo...não apenas com nossas palavras e com grandes atos de compaixão e compreensão, mas também nas pequenas coisas." - p. 27

"Sim, sempre há uns poucos que preferem apedrejar a perdoar, que votarão a favor do julgamento em vez de pela tolerância. Mas minha esperança é a de que possamos nos unir ao crescente número daqueles que decidem que a graça como a de Cristo (com todos os seus riscos) é muito mais eficaz, contanto que optemos por ela em todas as situações." - p. 28

"O fato é que Deus ajuda o desesperado, aquele que não merece, aquele que está fora das normas, aquele que não consegue alcançar o padrão divino. A heresia, porém, continua falando mais alto do que nunca na história. A maioria dos seres humanos se vê como 'senhores' de seu próprio destino, 'comandantes' de sua própria alma. É uma filosofia muito antiga, profundamente entranhada no coração humano. E por que não? Ela apoia o assunto favorito da humanidade em todos os tempos: o eu." - p. 33

"Com base no Livro de Deus, sua santa Palavra, é meu desejo que simplesmente admitamos nossa necessidade e clamemos pela graça de Deus. Em vez de lutar para conseguir um bilhete de entrada nos céus feito por homens, com base em grandes realizações e em trabalho duro (pelo qual recebemos todo o crédito), sugiro que abertamente declaremos nossa própria falência espiritual e aceitemos o dom gratuito da graça de Deus." - p. 37

"Justificação é o ato soberano de Deus por meio do qual ele declara justo o pecador que crê - enquanto esse pecador ainda está num estado pecaminoso." - p. 39

"Quer gostemos disso quer não, o fato é que estamos totalmente falidos, sem esperança para a eternidade, sem mérito espiritual; não temos nada em nós que nos permita obter algum favor aos olhos de nosso Pai celestial, que é santo e justo. Sendo assim, não há nada que possamos conquistar que faça Deus levantar a sobrancelha e dizer: 'Bem, agora talvez você mereça a vida eterna comigo.' De modo algum. O fato é que o indivíduo cujo registro moralmente puro não tem melhores chances de ganhar o favor de Deus do que o indivíduo que vive atualmente em total desobediência. Todo aquele que espera ser eternamente justificado deve chegar-se a Deus da mesma maneira: com base na graça; ela é dom. E esse dom vem até nós de maneira absolutamente gratuita. Qualquer outra visão de salvação é heresia, ponto final." - p. 40

"Estaremos prontos para receber seu dom gratuito assim que aceitarmos o fato raramente anunciado de que não temos nada para dar a Deus ou para impressioná-lo de modo a que ele credite justiça na nossa conta." - p. 40

"A lei nos deu as exigências da perfeição, mas nenhuma ajuda, nenhum incentivo. A melhor coisa que a lei fez foi identificar o pecado e intensificar nossa culpa. A propósito, ela ainda o faz. Até hoje, a lei nos torna dolorosamente conscientes de nossos erros." - p. 43

"Onde o pecado transbordou, a graça inundou. Onde o pecado teve um aumento significativo, a graça cresceu de maneira imensurável. Onde o pecado foi finito, a graça foi infinita. Onde o pecado foi colossal, a graça foi supercolossal. Onde o pecado foi abundante, a graça superabundou. O pecado identificado pela lei de modo algum interrompeu o fluxo da graça de Deus. A morte de Jesus na cruz foi o pagamento suficiente pelo pecado, colocando a graça em ação de uma maneira que foi não apenas adequada, mas abundante." - p. 45

"Quando a graça é a única coisa pela qual podemos clamar, quem recebe a glória? Aquele que foi para a cruz." - p. 48

"Existe tão-somente uma senha para entrar no céu: graça." - p. 49

"Uma de minhas maiores alegrias na vida é ajudar pessoas a compreender a graça de Deus." - p. 51

"Assim, a graça, que é apresentada em todo o seu charme e beleza, apresenta um risco. Ela faz com que tanto os que abusam dela quanto os que a matam, saiam de suas tocas." - p. 55

"A justificação de fato significa isto: muito embora eu ainda peque ocasionalmente e tenha descoberto que sou incapaz de parar de pecar de modo permanente, Deus me declarou justo quando cri. E porque continuarei a pecar de tempos em tempos, encontro ainda mais razões para ser agradecido à graça. Como pecador, tenho medo da justiça. Assim, como pecador, minha única esperança de sobrevivência é a graça. Em sua forma mais pura, ela não  faz sentido algum na terra." - p. 56

"A 'graça barata' justifica o pecado, em vez de o pecador. A verdadeira graça, por outro lado, justifica o pecador, não o pecado. Deixe-me incentivá-lo a não ter medo da graça verdadeira pelo fato de alguns a interpretarem erradamente, considerando-a graça barata. A despeito dos riscos bastante reais, a graça é digna de todos eles." - p. 58

"Não há capacidade de compromisso em um coração não regenerado. Tornar-se um discípulo obediente e submisso a Cristo é algo que acontece depois que se crê em Cristo. As obras seguem-se à fé. O comportamento segue-se à crença. O fruto aparece depois que a árvore tem raízes profundas." - p. 58

"Antes da conversão, todos nós estávamos presos ao fardo do passado. Depois da conversão fomos libertos...libertos para obedecer. Isso é graça." - p. 61

"Ame a Deus de todo o seu coração...e então faça aquilo de que mais você se agradar." - um santo do passado, citado na p. 65

"Você não pode ter medo das alturas se quiser caminhar nas cordas bambas da graça. Mas, ao mesmo tempo, precisa ter cuidado com as fortes rajadas de vento que ocasionalmente soprarão com muita força." - p. 66

"lembre-se de que, ao mesmo tempo que a graça chegou até você livremente, ela custou a vida do seu salvador." - p. 67

"se o Pai está satisfeito com o pleno pagamento que seu Filho fez pelo pecado e se nós estamos em seu Filho, pela graça por meio da fé, então ele está satisfeito com você e comigo. Por quanto tempo os cristãos devem viver até finalmente acreditar nisso?" - p. 74

"Deus se alegra em escolher os mais indignos e transformá-los em objetos de sua aceitação incondicional." - p. 76

"Nosso estado imperfeito nos impede de esquecer que onde aumentou o pecado transbordou a graça." - p. 85

"Viver em escravidão é anular a graça de Deus." - p. 92

"'A miséria adora companhia' é o mote não pronunciado dos legalistas, embora eles nunca o admitam." - p. 95

"Uma teologia que baseia sua salvação em um grama de realização humana não tem nada a ver com as boas-novas; é uma má informação. É uma heresia." - p. 101

"Uma salvação que começa com o amor de Deus alcançando a humanidade perdida e que é realizada pela morte e ressurreição de Cristo resulta em que todo louvor vá para Deus. Mas a salvação que inclui as realizações humanas, esforço pessoal, trabalho duro e até mesmo feitos religiosos distorce as boas-novas porque os homens é que recebem a glória, não Deus. O problema é que ela apela à carne." - p. 101

"Aqueles que permitem que a liberdade lhes seja tomada não apenas abraçam a heresia, mas vivem debaixo da mão pesada dos assassinos da graça que adoram controlar e intimidar." - p. 105

"Uma vez que a hipocrisia legalista nunca morre tranquilamente e sozinha, ela deve ser confrontada." - p. 113

"Ninguém espera perfeição, mas todo mundo realmente espera e deseja honestidade." - p. 116

"As limitações são apropriadas e necessárias, mas não consegui encontrar nas Escrituras qualquer passagem que diga que alguém deve exigir essa restrição de outros. Fazer isso é legalismo. É fechar o buraco da respiração. É  matar a graça. A melhor restrição é a restrição de si mesmo que vem do toque interior do Espírito Santo por meio da pessoa e da presença de Jesus Cristo na vida de cada indivíduo. Tenho observado nos últimos 40 anos que a enorme maioria dos crentes precisa ser livre, não restringido. Nosso trabalho é libertar as pessoas; o trabalho de Deus é restringi-las. Deus está fazendo seu trabalho muito melhor do que nós fazemos o nosso." - p. 143

"Torcer as escrituras para que se acomode aos nossos desejos não tem nada a ver com graça." - p. 151

"É sábio pensar na graça como um privilégio a ser desfrutado e protegido, não como uma licença para agradar a nós mesmos." - p. 151

"A graça nos libertou das exigências de servir ao pecado, dando-nos a oportunidade de seguir as orientações  de Cristo voluntariamente." - p. 153

"A graça nunca disse que estamos livres para viver da maneira que desejarmos, sejam quais forem as consequências. Graça não significa que Deus vai sorrir para mim independentemente do que eu faça. Significa que sou livre para escolher a justiça ou a desobediência." - p. 155

"Uma das marcas da maturidade é a capacidade de lidar com a liberdade sem gabar-se dela. Pessoas maduras não se gabam de seus privilégios." - p. 183

"A graça nunca nos dá o direito de esfregar nossa liberdade no rosto de ninguém. Quando vejo isso acontecer, percebo que estou presenciando infantilidade religiosa em ação." - p. 184

"De fato, tratar desentendimentos com graça é um dos mais sublimes feitos da graça." - p. 187

"Acho que é muito mais fácil viver com Deus do que com a maioria de seus seguidores...ele é muito mais tolerante, certamente muito mais cheio de graça e perdão do que todos nós." - p. 191

"A graça cobre a diferença." - p. 203

"A graça me liberta para discordar e para falar abertamente de Cristo mesmo em lugares que discordam de mim." - p. 205

"A oposição faz bem à nossa humildade." - p. 206

"Pessoas que sejam exemplos de graça são mais necessárias hoje do que nunca." - p. 211

"Não conheço ninguém que tenha adotado um 'estado mental de graça' e que não tenha sentido dor. A dor faz parte do currículo escolar de Deus." - p. 213

"Ao perceber que não merecia e que jamais poderia pagar pelos privilégios que lhes foram dados, Paulo estava livre para ser exatamente quem ele era e fazer precisamente aquilo para o que fora chamado." - pp. 215,216

"Nós sofremos. Nós nos ferimos. Nós falhamos. Nós explodimos. E nos sentimos mal. Os remédios não vão aliviar isso. A oração não remove isso. Reclamar não ajuda. Qual é o nosso problema? Somos simplesmente humanos. A imperfeição segue os nossos passos." - p. 217

"Que Deus ajude os perfeccionistas e aqueles que vivem com eles. Ambos precisam de toneladas de graça." - p. 218

"a graça na fraqueza dá capacidade de nos tornarmos instrumentos de poder nas mãos de Deus." - p. 219

"A graça arranca o chumbo, tira as máscaras e nos ajuda a sermos nós mesmos de modo que, quando falarmos de nossa fé, ela soará como verdadeira (...). A graça é libertadora e fortalecedora; ela remove a falsidade." - p. 223

"Uma atmosfera gera uma ausência de egoísmo." - p. 238

"A graça nos mantém flexíveis, dispostos a nos adaptar." - p. 239

"A graça liberta as pessoas não apenas do pecado mas também da vergonha." - p. 246

"Prosperidade ou pobreza não se devem à deficiência espiritual." - Earl Herclin, citado na p. 248

"É preciso graça. Graça para aceitar, para ignorar, para entender. Graça para perdoar. Graça para respeitar. Graça para ceder diante dos direitos do outro. Graça para afirmar. Graça para restringir. Graça para dar, assim como graça para receber. O casamento exige altruísmo mútuo." - p. 254

"O casamento bem lubrificado pela graça é estável, durável - protegido contra o uso e o desgaste da fricção." - p. 255, 256

"quanto mais a graça é despertada num casamento, menos os maridos tentarão controlar e restringir, e menos as esposas sentirão a necessidade de 'agradar a todo custo'." - p. 264

"A graça ajunta marido e mulher, um não reina sobre o outro, não há duas pessoas separadas fazendo suas próprias coisas independentemente do outro, mas parceiros envolvidos pela graça, trabalhando na graça, pensando com graça, libertando os outros por causa da graça." - p. 269

"Graça significa que Deus usa qualquer joão-ninguém. Graça também significa que ele transforma um joão-ninguém em alguém." - p. 297

"Mas o fato é que Deus faz grandes coisas por meio daqueles que não são nada. Ele faz algumas de suas melhores obras com aqueles que acham que estão acabados e, em termos humanos, realmente deveriam estar." - p. 298

"Ao que parece, a maioria das pessoas está mais acostumada com sua culpa e vergonha do que com seu Deus. A graça anula a culpa." - p. 300

"É mais fácil e mais rápido perdoar um inimigo do que perdoar a nós mesmos. Mas somente depois de termos aceitado plenamente o perdão do Senhor Deus é que estamos prontos para deixar que sua graça desperte dentro de nós."  -p. 300

"qualquer pessoa que é grandemente usada por Deus é um recipiente da grande graça de Deus. Ninguém a merece. Ninguém é adequado para as bênçãos que está recebendo. Mas Deus, em sua soberana misericórdia, optou por dar grande graça ao indivíduo imperfeito e não merecedor...apesar de sua grande culpa e vergonha, e na mesma medida delas." - p. 301

"aceitamos a graça quando nos libertamos de todas as nossas expectativas. Quando deixamos de achar que merecemos favores especiais, a graça desperta no fundo de nossa alma." - p. 304

"Existem poucos assassinos da graça mais eficientes do que as expectativas. Somente quando nos livramos delas é que estamos prontos para aceitar a graça que Deus oferece." - p. 306

"Não é possível haver convivência entre a graça desperta e um coração orgulhoso." - p. 308

"A humildade aprendeu, da pior maneira, que nenhuma pessoa pode trabalhar na carne e produzir qualquer coisa boa e, desse modo, nos impede de tentar." - p. 311



6 comentários:

Val Pimentinha disse...

Boa noite Dani,
amanhã mesmo irei comprar esse livro.
Também fiz a leitura de um dos livros que você me indicou. Achei aqui na net mesmo.Gostei muito.
Obrigada... semana que vem inicia minha jornada..risos...sei que Deus está comigo,não vai ser fácil, eu sei, mas sei que Ele está trabalhando, como você mesma disse"ainda que não sinta e não veja nada" Deus está trabalhando em minha vida.Aceito as suas orações sim e assim que tiver novidades te mando um e-mail ok? Que Deus te abençoe...Beijos sinalizados!!!!
Val

Dani Lucas disse...

Ei Val! Fico feliz em sentir que você está mais confiante =D

Só pra lembrar, o livro que te indiquei foi "Maravilhosa graça", do Philip Yancey, mas esse aqui também é muito bom, rsrs.

Bjim!!

Estou orando, continue contando comigo!

Val Pimentinha disse...

Decepcionado com Deus,foi esse o livro que li! Muito bom!Obrigada novamente!

Val Pimentinha disse...

Decepcionado com Deus,foi esse o livro que li! Muito bom!Obrigada novamente!

Dani Lucas disse...

Ah, sim. Esse livro é excelente mesmo, hehe. Que Deus continue mostrando sua graça pra você Val!

Bjim!!

Frederik disse...

A Graça, a única coisa da qual nunca me canso de falar, mas também de tentar viver, e a cada dia percebo, falar da Graça é muito mais fácil do que viver por ela e demonstra-la.

Eu não li o texto todo maninha, mas não porque estava grande, mas porque eram muitos spoilers e fiquei animado pra ler o Livro! kkkkkk

Bjooos

Veja mais em

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...