quarta-feira, janeiro 04, 2012

Anotações de "Alma sobrevivente - sou cristão apesar da igreja"

O Philip sempre me surpreende. Como falei ontem, depois de Maravilhosa Graça, esse é seu melhor livro. Absolutamente fantástico. E deixo as frases falarem por mim.



Philip Yancey

"Às vezes sinto-me a pessoa mais liberal no meio dos conservadores e, em outros momentos, o mais conservador entre os liberais." - p. 6

"Se o evangelho é considerado uma eucatástrofe - palavra usada por J. R.R. Tolkien para uma coisa espetacularmente boa que acontece a alguém terrivelmente ruim -, por que tão poucas pessoas recebem essas notícias como sendo realmente boas?" - p. 6,7

"Tornei-me escritor por causa do meu próprio encontro com o poder das palavras, porque percebi que palavras estragadas e distanciadas de seu sentido original poderiam ser recuperadas." - p. 8

"'amamos os homens não porque gostamos deles, nem porque seus modos nos atraem, nem mesmo porque eles possuem algum tipo de fagulha divina. Amamos todos os homens porque Deus os ama.'" - Martin Luther King, citado na p. 31

"Como King costumava dizer, a presença de injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em todo lugar." - p. 31

"Nem sempre a Igreja entende - e pode levar séculos ou milênios para que seus olhos sejam abertos. Porém, quando isso acontece, o amor e o perdão do próprio Deus fluem como um rio de águas vivas." - p. 43

"' um jovem que deseja permanecer ateu convicto não pode ser muito cuidadoso com sua leitura'" - C.S. Lewis, citado na p. 46

"Comecei a ver Deus mais como um médico que prescreve mudanças de atitude para o bem de minha saúde do que como um juiz austero, que balança seu dedo diante da minha teimosia." - p. 47

"Não deveríamos começar com o mais óbvio fato da existência - de que, seja lá quem for o responsável [pela existência da Terra e de tudo que há nela], ele é um ardente e incomparável artista diante de quem qualquer feito ou criatividade humana mingua como se fosse um rabisco de criança?" - p. 51

"A humanidade caída está neste estado. As boas coisas que existem na terra, como o mundo natural, a beleza, o amor e a alegria, ainda possuem traços de seu propósito original, mas a amnésia desfigura a imagem de Deus em nós." - p 54

"Podemos ter poucas pistas sobre os segredos da realidade, mas que magníficas pistas são essas!" - p. 55

"Para Chesterton, e também para mim, os enigmas de Deus provaram ser mais satisfatórios do que as respostas propostas sem Deus." - p. 55

"Deus responde a Jó com mais perguntas, como se dissesse que a verdade da existência está muito além do alcance de nossa compreensão. Fomos deixados aqui com vestígios do plano original de Deus e com a liberdade, sempre e liberdade, de jogarmos nossas sorte, apostando em Deus ou contra ele." p . 56

"Momentos de prazer são restos de um naufrágio jogados na praia, pedaços do Paraíso que resistiram ao tempo. Devemos nos ater a essas relíquias, sem muito apego, e usá-las com gratidão e prudência, nunca utilizá-la como rótulos." - p. 57

"O maior triunfo do mal pode ser  seu sucesso em retratar a religião como uma inimiga do prazer, quando, na verdade, a religião aponta para sua fonte: todas as coisas boas e agradáveis são invenção do Criador, que doou liberadamente esses presentes ao mundo." - p. 58

"Na verdade, disse ele [Chesterton] , um dos mais fortes argumentos em favor do cristianismo é o fracasso dos cristãos, os quais, em última instância, provam o que a Bíblia ensina sobre a Queda e o pecado original." - p. 61

"Em contraste [a outras religiões], o cristianismo tem tradicionalmente respondido [ao problema da dor] com o paradoxo apresentado por Jesus: devemos confiar na bondade de Deus, a despeito do sofrimento e da injustiça que vemos ao nosso redor, e, ainda assim, fazer tudo que estiver ao nosso alcance para aliviar esse sofrimento enquanto vivemos nesta terra." - p. 83

"A natureza refuta os céticos e a razão confunde os dogmáticos." - Pascal, citado na p. 100

"Como é que nós, os privilegiados [que têm habilidade para ler e recursos para comprar um livro] agimos como mordomos da graça que recebemos? Podemos começar, conforme dito por Coles, tirando os rótulos que tão imprudentemente colocamos naqueles que são diferentes de nós. Podemos começar buscando uma comunidade que valoriza a compaixão pelos fracos, um instinto que o privilégio tende a suprimir. Podemos começar com humildade, gratidão e reverência, e então prosseguir orando sem cessar pelo maior dos dons, o amor." - p. 114

"Andamos numa corda bamba, oscilando entre a melancolia e a perda de fé, por um lado, e a tentação de se dar muita importância ou valor, por outro. Os dois extremos levam ao pecado." - Dr. Robert Coles, citado na p. 122

"Se conheço o caminho de casa e ando por ele embriagado, o caminho não deixa de ser certo simplesmente porque ando por ele cambaleante." - Tolstoi, citado na p. 137

"Além do mais, se alguém me provasse que Cristo está fora da verdade, preferiria estar com Cristo a permanecer com a verdade." - Dostoiévski, citado na p. 143

"Em um mundo regido pela Lei, a graça se levanta como um sinal de contradição. Queremos justiça; o evangelho nos dá um homem inocente pregado numa cruz, que clama: 'Pai, perdoa-lhes'. Queremos respeitabilidade, o evangelho exalta coletores de impostos, pródigos e samaritanos. Queremos sucesso; o evangelho inverte os termos, movendo o pobre e o oprimido para o centro das atenções e os ricos e famosos para os bastidores." - p. 146

"Aprendi que seguir a Jesus não significa resolver todos os problemas humanos - o próprio Cristo não tentou fazer isto -, mas, ao contrário, reagir como ele mesmo fez, contra toda a razão para dispensar graça e amor àqueles que menos mereciam." - p. 149

"Só existe uma maneira de todos nós resolvermos a tensão entre os altos ideais do evangelho e a triste realidade de todos nós: aceitar que nunca estaremos à altura, mas que também não temos de estar nesse patamar." - p. 151

"Deus nos ama não por aquilo que somos ou que fizemos, mas por aquilo que Deus é. A graça flui para todos aqueles que a aceitam (...). A graça é absoluta e abrange todas as coisas." - p. 152

"Quando um som está muito alto, às vezes é mais fácil discerni-lo por meio de seu eco." - p. 155

"A violência brutaliza e divide: ela jamais reconcilia." - p. 162

"Por intermédio de Gandhi, pude ver que além de fundar uma Igreja, Jesus introduziu uma corrente de autoridade moral que liberta os cativos, alivia os oprimidos e despreza um mundo violento e competitivo. Essa corrente flui quer a Igreja se junte a ela ou opte por permanecer nos bancos." - p. 180

"Não se faz bem algum em citar passagens bíblicas a pessoas que não reverenciam a Bíblia, ou usar a justiça do Senhor para intimidar pessoas que não creem. Existe uma maneira melhor de se comunicar, conforme Koop demonstrou." - p. 208

"Apesar de os cristãos terem a obrigação de seguir os mandamentos de Deus, isto não quer dizer que devemos automaticamente transformar esses mandamentos morais em leis a serem cumpridas pelo Estado." - p. 209

"O evangelho apresenta tanto altos ideais quanto graça abrangente. Com muita frequência, porém, a Igreja inclina-se para uma ou outra direção. Ela tanto diminui os ideais, ajustando os padrões morais para baixo e amaciando os fortes mandamentos de Jesus e racionalizando o comportamento, quanto reduz as fronteiras da graça, considerando alguns pecados piores que outros e alguns pecadores inaceitáveis." - p. 212

"A única esperança para qualquer um de nós, independentemente de nossos pecados particulares, reside na inabalável confiança num Deus que inexplicavelmente ama pecadores, inclusive aqueles que pecam de maneiras diferentes das nossas." - p. 212

"Para aprender como Deus vê o sofrimento neste planeta, precisamos apenas olhar para a face de Jesus nos momentos em que ele se move entre os paralíticos, as viúvas e os leprosos." - p. 225

"(...) a catástrofe reúne a vítima e o espectador num chamado ao arrependimento, relembrando abruptamente sobre a brevidade da vida." - p. 228

"Os livros cristãos geralmente são escritos a partir da perspectiva da luz do dia, exterior ao túnel. Cercado de luz, o autor se esquece da profunda escuridão do interior do túnel por onde muitos leitores caminham." - p. 247

"É assim, de maneira ambíguas, difíceis de compreender e sujeitas a diferentes interpretações, que Deus molda nossa vida." - p. 263

"Onde não houve espaço para a dúvida, também não haverá espaço para a fé." - p. 263

"Embora passe a vida à busca de Deus, com frequência sinto que Deus está na próxima curva do caminho, ali atrás da próxima árvore na floresta. Continuo andando porque gosto de onde a jornada me levou até agora, pois outros caminhos parecem ainda mais problemáticos do que o meu próprio e porque anseio pela conclusão do plano. Conheço pouco das tragédias da vida. Provei de sua comédia. Continuo andando porque creio no conto de fadas de que um Deus forte e sábio o suficiente para criar um mundo marcado por tal beleza e bondade será fiel em restaurar sua aparência original. Com Buechner, eu coloco minhas fichas na firme promessa de Deus de que, no final, tudo sairá bem." - p. 264

"Isto é tudo que qualquer escritor pode oferecer, especialmente um escritor da fé: uma perspectiva única da Criação, um ponto de vista visível somente do lugar onde ele está." - p. 272

"Não pude encontrar qualquer incentivo ao sucesso ou à superioridade no convite de Jesus. A graça, assim como a água, corre para as partes mais baixas." - p. 290

"A graça de Deus vem como um presente gratuito, mas somente aquele que estiver com os braços abertos poderá recebê-la." - p. 316

Que a graça nos inspire =D


Nenhum comentário:

Veja mais em

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...