terça-feira, fevereiro 17, 2009

Anotações de "Cristianismo Puro e simples"

"Cristianismo puro e simples" - de C.S. Lewis

Para download, clique aqui



"Não convém exigir uma religião simples. Afinal de contas, as coisas no mundo real são complexas"

"Você pode querer calá-lo por ser um louco, pode cuspir nele e matá-lo como a um demônio; ou pode prosternar-se a seus pés e chamá-lo de Senhor e Deus. Mas que ninguém venha com paternal condescendência, dizer que ele não passa de um grande mestre humano. Ele não nos deixou essa opção, e não quis deixá-la [sobre Jesus Cristo]."

"Se você passar por esse período de morte e penetrar na felicidade mais discreta que o segue, passará a viver num mundo que a todo tempo lhe dará novas emoções. Mas se fizer das emoçoes fortes a sua dieta diária e tentar prolongá-la artificialmente, eles vão se tornar cada vez mais raros até você virar um velho entediado e desiludido para o resto da vida [sobre o casamento e a paixão]."

"O orgulho, porém, sempre significa a inimizade - é a inimizade. E não só inimizade entre os homens, mas também entre os homens e Deus."

"A verdadeira prova de que estamos na presença de Deus é que nos esquecemos completamente de nós mesmos ou então nos vemos como objetos pequenos e sujos. O melhor é esquecer-nos de nós mesmos."

"Não perca tempo perguntando-se se você 'ama' o próximo ou não, aja como se amasse."

"Foi quando os cristãos deixaram de pensar no outro mundo que se tornaram tão incompetentes neste aqui."

"A resposta que devemos dar a essas pessoas [irônicos que tentam ridicularizar a esperança cristã do paraíso] é que, se elas não entendem livros que são escritos para adultos, não devem palpitar sobre eles."

"A fé (...) é a arte de se aferrar, apesar da mudanças de humor, àquilo que a razão já aceitou."

"Cristo, por ter sido o único homem que nunca caiu em tentação, é também o único que conhece a tentação em sua plenitude - o mais realista de todos os homens."

"Se o cristianismo não passa de mais um bocado de conselhos, ele não tem importância nenhuma."

"Você está sozinho na companhia dele [Deus] como se fosse o único ser que ele tivesse criado."

"e Deus deu-lhe o livre-arbítrio porque um mundo de meros autômatos não poderia conhecer o amor e, portanto, não poderia tampouco conhecer a felicidade infinita."

"Depois dos primeiros passos na vida cristã, nos damos conta de que tudo o que realmente precisa mudar na alma só pode ser feito por Deus."

"Cristo diz: quero tudo o que é seu. Não quero uma parte do seu tempo, uma parte de seu dinheiro e uma parte do seu trabalho: quero você. Não vim para artomentar o seu ser natural, vim para matá-lo. As meias-medidas não me bastam. Não quero cortar um ramo aqui e outro ali; quero abater a árvore inteira. Não quero raspar, revestir ou obturar o dente; quero arrancá-lo. Entregue-me todo o ser natural, não só os desejos que lhe parecem maus, mas também os que se afiguram inocentes - o aparato inteiro. Em lugar dele, dar-lhe-ei a mim mesmo: o que é meu se tornará seu."

"É só quando me volto par Cristo, quando me entrego à personalidade dele, que começo a ter uma verdadeira personalidade minha."

"Quão monótona é a semelhança que iguala todos os tiranos e conquistadores, quão gloriosa é a diferença dos santos!"

"Entregue-se, pois assim você encontrará a si mesmo. Perca a sua vida para salvá-la. Submeta-se à morte, à morte cotidiana de suas ambições e dos seus maiores desejos e, no fim, à morte do seu corpo inteiro: submeta-se a ela com todas as fibras do seu ser, e você encontrará a vida eterna. Não guarde nada para si. Nada que você não deu chegará a ser verdadeiramente seu. Nada que não tiver morrido chegará a ser ressuscitado dos mortos. Se você buscar a si mesmo, no fim só encontrará o ódio, a solidão, o desespero, a fúria, a raiva e a podridão. Se buscar a Cristo, o encontrará; e, junto com ele, encontrará todas as coisas."

Um comentário:

Frederik disse...

Lewis é fantastico, porque não é um autor de meias palavras, mas que fala o que tem que ser falado.

Um ponto interessante é que você conseguiu apontar uns pontos importantes do livro, que eu não conseguiria separar só esses....ia acabar escrevendo o livro todo heheheheh

As frases são contudentes e atingem o alvo exatamente onde devem atingir e nem um milimetro a mais ou a menos.

Eu sou suspeito, porque Lewis pra mim vem logo depois de Paulo e o Autor de Hebreus.

Muito bom o livro, leitura recomendada pra qualquer um que se diz cristão.

Boa seleção amiga, bjos

Veja mais em

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...