terça-feira, dezembro 29, 2009
Uma questão de honra?
quarta-feira, outubro 07, 2009
A vida dos sonhadores
Os sonhadores, ao meu ver, são aqueles que costumam sonhar um pouco além, um pouco mais alto do que a maioria das pessoas.
quinta-feira, setembro 24, 2009
Loucos por Jesus 2009
O evento mais pirado do mundo cristão está de volta em mais uma edição que promete muito!!
quinta-feira, setembro 10, 2009
O protestantismo atual
quinta-feira, agosto 27, 2009
Compaixão cristã
A compaixão diferencia-se de outras formas de comportamento prestativo humano no sentido de que seu foco primário é o alívio da dor e sofrimento alheios. Atos de caridade que busquem principalmente conceder benefícios em vez de aliviar a dor e o sofrimento existentes, são mais corretamente classificados como atos de altruísmo, embora, neste sentido, a compaixão possa ser vista como um subconjunto do altruísmo, sendo definida como o tipo de comportamento que busca beneficiar os outros minorando o sofrimento deles.
Ou seja, compaixão não é sentir pena, é agir em busca de minimizar o sofrimento do outro. Foi isso que Jesus quis nos ensinar com a parábola do samaritano. O samaritano não viu quem estava sofrendo, ele simplesmente ajudou. Muitas vezes acontece hoje nas igrejas a mesma coisa que aconteceu aos religiosos. Por julgar demais quem está sofrendo, deixamos de ajudar aquela pessoa.
Todos nós somos pecadores, mas aqueles de nós que somos cristãos experimentaram a graça de Jesus que nos libertou da escravidão do pecado. E catástrofes e tragédias também atingem todo ser humano. Muitas vezes, ao demonstrar compaixão para com aqueles que estão sofrendo, e não julgando o motivo pelos quais eles estão passando por isso, podemos tornar possível que eles experimentem da mesma graça que nós já desfrutamos.
O meu desejo é que eu possa ser mais parecida com aquele samaritano do que com os religiosos da história. Afinal de contas, o que colocou o cristianismo em prática foi o primeiro, e não os últimos.
terça-feira, agosto 25, 2009
Seria a oração um sacrifício?
É comum ouvirmos em reuniões evangélicas que "temos que pagar um preço de oração" por alguma coisa.
sexta-feira, agosto 21, 2009
Precisamos de mais Pedros
"Vendo Simão que o Espírito era dado com a imposição das mãos dos apóstolos, ofereceu-lhes dinheiro e disse: 'Dêem-me também este poder, para que a pessoa sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo'. Pedro respondeu: ' Pereça com você o seu dinheiro! Você não tem parte nem direito algum neste ministério, porque o seu coração não é reto diante de Deus. Arrependa-se dessa maldade e ore ao Senhor. Talvez ele lhe perdoe tal pensamento do seu coração, pois vejo que você está cheio de amargura e preso pelo pecado." - At 8:18-23
Pedro foi um exemplo de líder cristão. Ele não era perfeito, como ninguém é. Todos se lembram de que foi ele quem negou a Jesus por três vezes. Além disso, foi acusado de dissimulação por Paulo (Gl 2:11-15). Mas é inegável a influência que ele teve na igreja primitiva. É inegável também sua determinação em cumprir a vontade e o chamado de Deus para sua vida. Ele se arrependeu profundamente de ter negado a Jesus e, com isso, foi instrumento de Deus para salvar, curar e transformar milhares de vidas.
No episódio descrito em Atos 8:9-25, ele tinha sido enviado junto com João para orarem pela igreja recém formada em Samaria, para que estes recebessem o Espírito Santo. Simão, um mago local que havia perdido prestígio devido a essa conversão dos samaritanos, vendo que o poder era dado pela imposição de mãos dos apóstolos, lhes ofereceu dinheiro para que tivesse o mesmo dom. Pedro o repreendeu severamente, como pode-se conferir no trecho citado.
Como precisamos de mais "Pedros" nos dias de hoje! Afinal, quantos são os que tentam barganhar com Deus um dom espiritual mais "visível", como o de profecia ou o de falar em línguas? E quantos são aqueles que tentam transferir seu status social para dentro da igreja (e, infelizmente, muitos os que conseguem)?
Precisamos de líderes cristãos que tenham a coragem de repreender essas pessoas como Pedro o fez. Líderes que reconheçam sua condição imperfeita de seres humanos, mas que nem por isso deixem de dizer o que tem que ser dito.
Pessoas como Simão buscam principalmente a fama, e acabam por corromper grande parte daqueles que se deixam influenciar por eles. Por isso precisamos de líderes que não deixem esse tipo se infiltrar em nosso meio. Precisamos de líderes como Pedro - humanos e exemplares.
quarta-feira, agosto 19, 2009
A fidelidade de Daniel
A história de Daniel sempre me fascinou, desde que a ouvi pela primeira vez, na escola bíblica dominical infantil da qual eu participava.
Daniel foi um jovem exemplar, e podemos ver isso logo no início do livro que conta sua história, quando ele "não quis se contaminar com as finas iguarias do rei" (Dn 1:8). Ele continuou sendo exemplar durante sua vida toda e, por tantas qualidades, o rei planejava colocá-lo à frente de todo o império (Dn 6:3).
Duas coisas me deixam chateada nos dias de hoje, e talvez uma seja consequência da outra.
A primeira é que o livro de Daniel não é mais pregado nas igrejas. No máximo as crianças sabem superficialmente a história dos três amigos na fornalha e a história de Daniel na cova dos leões.
A segunda coisa é que, num mundo onde quem se destaca na maior parte das vezes não é o mais "fiel, não desonesto e não negligente", e sim o mais astuto e que consegue ter vantagem tirando proveito dos outros, os cristãos estão se amoldando aos padrões mundanos, ao contrário de seguirem o exemplo de Daniel.
Às vezes fico pensando se eu estivesse no lugar de Daniel. Será que os invejosos sátrapas e supervisores conseguiriam achar algum motivo para me acusar ou eu seria tão irrepreensível quanto Daniel e eles teriam que recorrer a acusações contra minha fé? E será que minha fé seria tão marcante quanto a dele?
Sinceramente admito que peco por negligência às vezes, e não tenho certeza de que minha fé possa se equiparar à de Daniel.
Toda vez que leio esse livro me sinto desafiada a melhorar, tanto na minha vida pessoal quanto na minha vida espiritual. E é por isso que fico chateada quando vejo que ele está sendo deixado de lado nas pregações contemporâneas. E é por isso também que quis compartilhar esse texto.
Para encerrar, deixo aqui um trecho da música Daniel, da banda Resgate, que resume bem o caráter de Daniel:
Se prostrar todo dia
E provar ser fiel
Ser lançado na cova
Sair ileso como Daniel
Que Deus nos dê a graça de sermos parecidos com ele.
segunda-feira, agosto 17, 2009
O diário de Lot - Os poderosos
"Pois convinha que aquele, para quem são todas as coisas e por quem todas existem, conduzindo à glória muitos filhos, aperfeiçoasse pelos sofrimentos ao autor da salvação deles."
sexta-feira, agosto 14, 2009
Instrumentos da justiça, mesmo pecadores
quarta-feira, agosto 12, 2009
A lição de Ananias e Safira
"Pedro lhe disse: ' Por que vocês entraram em acordo para tentar o Espírito do Senhor?' Veja! Estão à porta os pés dos que sepultaram seu marido, e eles a levarão também" - At 5:9
segunda-feira, agosto 10, 2009
O diário de Lot - O medroso
quinta-feira, agosto 06, 2009
O amor - identidade do verdadeiro cristão
"O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta" - I Co 13: 4-7
quarta-feira, agosto 05, 2009
Perdi o medo de pensar
"Abre os meus olhos para que eu veja as maravilhas da tua lei" - Sl 119:18
terça-feira, junho 23, 2009
Piores coisas para se dizer no culto
Eu e um grupo de amigos costumamos brincar de Improvável quando nos encontramos.
Um dia desses fizemos o jogo do Cenas Improváveis, onde cada um tem que interpretar a cena que o mestre de cerimônia da vez sugere. A cena daquele dia foi "Piores coisas para se dizer no culto". Nos divertimos muito, é claro, mas eu fiquei pensando depois sobre como aquelas cenas não eram cenas fictícias. A maioria das cenas interpretadas eram episódios que realmente tinham acontecido em cultos.
O culto é um momento onde, como o próprio nome diz, vamos cultuar a Deus, vamos adorá-lo. Nós, e todos os que sobem ao altar, devemos ter isso em mente. Os que estão no altar tem uma responsabilidade ainda maior, porque estão influenciando um grande número de pessoas. É preciso manter a reverência no cultos. E com isso não estou querendo dizer que o culto tem que ser uma cerimônia séria, formal e às vezes até enfadonha. Não, o culto pode ser dinâmico, engraçado, mas o propósito para o qual nos reunimos enquanto igreja para realizar um culto não deve ser esquecido.
Que as "Piores coisas para se dizer no culto" sejam apenas uma brincadeira entre amigos e não a realidade do cotidiano da igreja.
Fiquem com Jesus =)
segunda-feira, junho 22, 2009
O diário de Lot - O perseguido (Parte II)
"Mas alguns deles se endureceram e se recusaram a crer, e começaram a falar mal do Caminho".
segunda-feira, junho 08, 2009
O diário de Lot - O perseguido (Parte I)
"Naquele tempo houve um grande tumulto por causa do Caminho"