segunda-feira, agosto 10, 2009

O diário de Lot - O medroso


"Descobri também que debaixo do sol: No lugar da justiça havia impiedade, no lugar da retidão, ainda mais impiedade"


Apesar da aparente coragem que se apoderou de mim depois da perseguição, eu me sentia com mais medo do que nunca antes na vida. Comecei a refletir em tudo o que já tinha feito e concluí que não tinha sido muito afinal, considerando o que o Autor da mensagem tinha feito por mim. Mas eu sentia medo, e esse medo chegou a um ponto que eu nunca imaginaria que iria chegar - me paralisou.

Eu não conversava com ninguém nada além da obrigação das convenções sociais e me sentia constantemente observado. Na comunidade estava agindo tão estranho que algumas pessoas notavam. E até na faculdade, onde normalmente nada atrapalhava meu desempenho, eu fiquei abatido.

Apesar da minha dramática narrativa parecer muito longa, na verdade isso durou apenas uma semana. Só que isso só foi possível graças a uma pessoa: meu sobrinho de 7 anos de idade, o Heitor.

Certo dia fomos visitar meu irmão e Heitor, enquanto minha cunhada viajava. Eu não queria sair de casa, mas minha mãe insistiu muito e eu acabei cedendo. Aliás, engraçado como as mães sempre sabem das coisas. Depois de várias recusas minhas ela disse: "você não quer ir porque sabe que algo lá pode acontecer e mudar esse seu ânimo. Você está gostando de ficar assim desanimado". Meio que por raiva e tentando preservar meu orgulho próprio aceitei ir para provar que não era nada daquilo que ela estava falando. Mas é claro que era.

Depois de alguns minutos chegamos ao nosso destino. Meu irmão nos recebeu muito bem, mas eu fui entrando sem nem prestar muita atenção à alegria dele por me ver bem e saudável (era a primeira vez que ele me via desde que eu saíra da prisão). Então cheguei a sala e Heitor estava brincando com seus bonecos de guerra.

H: Ei tio Lot!
L: Ei Heitor, tudo bem?
H: Tudo. Você está triste né? Eu sei que aquelas pessoas más deixaram você triste.

Eu tentei esconder minha fraqueza que ficou tão aparente até para uma criança de 7 anos (mal sabendo eu que, mesmo que os adultos não percebessem, ele perceberia isso).

L: Não Heitor, está tudo bem, o tio só está um pouco cansado, só isso.
H: É, cansado igual o general Tot (apontando para um de seus bonequinhos). Eles estão numa guerra e ele está cansado de lutar. Mas ele é o general né? Não pode ficar cansado muito tempo senão vamos perder a guerra.
L: Aonde você aprendeu tudo isso sobre guerra hein Heitor?
H: Eu vi na tv.
L: Ah claro, sempre a tv.
H: O que?
L: Nada não, deixa para lá. O tio vai falar com seu pai agora tá? (na verdade eu iria mesmo era fugir para algum lugar da casa onde eu pudesse me esconder, não queria falar com ninguém).
H: Brinca um pouco comigo tio?
L: O tio está cansado Heitor.
H: Por favor...
L: É sério, o tio precisa descansar.
H: E como conversar com o papai vai fazer você descansar mais que brincar comigo?

Como não achei nenhuma resposta para essa pergunta, resolvi brincar.

H: Eba!! Obrigado tio Lot!
L: Mas só um pouco tá?
H: Está bem, pra mim já está bom.
L: Então, estamos numa guerra?
H: É, e você é maior, então vai ser o general Tot, ele está triste porque mesmo fazendo tudo certo, as pessoas continuam querendo matar as outras pessoas. Eles não querem acabar a guerra, mas ele quer.
L: Certo.
H: Ele quer que a guerra acabe, para poder descansar e fazer as coisas que ele gosta.
L: Ok.
H: Então vamos começar. General! General! Perdemos alguns soldados!!
L: Onde foi isso?
H: Fomos tentar a trégua que o senhor pediu para os inimigos, mas eles nos atacaram! Foram 5 soldados mortos e só eu e mais dois conseguimos voltar. Só que os outros dois estão muito mal.
L: E agora tenente, o que me sugere fazer?
H: Senhor, eu não queria ter que dizer isso, mas acho que só o senhor pode resolver a situação.
L: Eu, mas seria muito arriscado eu ir não acha?
H: Senhor, se for preciso, todo nosso exército te acompanha, mas as forças inimigas não vão ouvir simples soldados, eles precisam ouvir o senhor, precisam negociar com o senhor, só assim temos alguma chance dessa guerra acabar.
L: Você está certo tenente, nesse caso, eu vou. Prepare alguns soldados para irem comigo, mas não quero muitos soldados, não vou conseguir ver mais soldados meus abatidos no campo de batalha.
H: Sim senhor. Tio Lot, viu?
L: Vi o que Heitor?
H: Você está cansado igual ao general, mas só você pode continuar a fazer o que precisa fazer. Se acontecer alguma coisa com o general, alguém vai substitui-lo, mas enquanto ele for o general ele vai ter que tomar as decisões.
L: É, você tem razão Heitor, mas o general deve se cansar de ser general às vezes não?
H: Cansa, mas ele lembra que o presidente do país o enviou, e que o país inteiro confia nele. Estou com fome, papai fez lanche. Vamos comer? Você queria falar com papai mesmo né?
L: É, eu queria sim.

Talvez Heitor não tivesse falado nada que significasse algo além da brincadeira para ele. Talvez os mundo adulto fosse complexo demais para ele, o fato é que por meio de uma simples brincadeira vi que a guerra ia continuar. E quando uma acabasse, talvez outra começasse. Mas o Autor da mensagem me dava forças para continuar. E tinha gente que confiava em mim, por mais que nem eu mesmo confiasse. Eu não precisava ter medo, porque tinha gente que se preocupava comigo, e porque era possível achar justiça e retidão mesmo que muito raramente. E, afinal de contas, numa guerra não há espaço para medo. Eu precisava continuar lutando.

Nenhum comentário:

Veja mais em

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...