terça-feira, dezembro 16, 2014

Graça Para Quem?

"Tendo Jesus voltado de barco para a outra margem, uma grande multidão se reuniu ao seu redor, enquanto ele estava à beira do mar. Então chegou ali um dos dirigentes da sinagoga, chamado Jairo. Vendo Jesus, prostrou-se aos seus pés e lhe implorou insistentemente: 'Minha filhinha está morrendo! Vem, por favor, e impõe as mãos sobre ela, para que seja curada e viva'. Jesus foi com ele. Uma grande multidão o seguia e o comprimia." - Marcos 5:21-24

Como é difícil tolerar fariseus! Eles podem aprender a viver pela graça, mas preferem ficar confortáveis seguindo as regras humanas que inventaram. É tão mais fácil se limitar por regras do que se arriscar na liberdade da graça!

Fico imaginando o quanto deve ter sido difícil para Jesus - além de ter que viver no limitado corpo humano, restrito tempo terráqueo, ainda tinha que ver a ignorância e teimosia do ser humano.

Seria um trabalho muito mais fácil chegar aqui e mostrar que as coisas só dão certo quando O seguimos. Ele poderia ter operado milagres apenas entre aqueles que afirmaram lealdade a Ele. Poderia ter feito a vida deles um mar de rosas, ao contrário de todos os outros.

Mas Jesus conhece os humanos, esses seres confusos e amedrontados. Bastava ameaçar a integridade física deles que logo mudavam de ideia e diziam não conhecer esse tal de Cristo. Basta não ser confortável que muitos desistem. E Ele sabe disso!!

Ainda assim, um líder dos fariseus - aqueles que queriam matá-lo - aproxima-se dele pedindo ajuda. A sua garotinha está morrendo e não importa o que ele foi ensinado, o seu status, as consequências. Ele ouviu falar que Jesus curou pessoas doentes. E sua menininha está morrendo. Sua última chance é ir atrás de Jesus.

E Jesus, o misericordioso Deus, Ele não quer saber o que Jairo tinha feito no passado. Jesus vê apenas um pai em profunda dor e desespero. Sem perguntas, Ele simplesmente acompanha o homem. Ele o ensina a não ter pressa, tem mais gente necessitada no caminho. Ele o ensina a esquecer a lógica, ainda que todos venham a rir de tão inocente fé.

O homem, Jairo, não sei o que se passava em sua cabeça. No caminho, será que pensou em desistir? Não seria errado negar tudo aquilo em que ele acreditava, trair sua fé? Como reunir forçar para acreditar em Jesus, mesmo após a notícia de algo irreversível, a morte? Poderia Ele fazer até isso? Ele prosseguiu, porém. Jesus sabia o que Jairo pensava, mas não disse nada. Nada precisava ser dito.

Ele curou a pequena menina, a ressuscitou. Logo depois, não houve uma intensa discussão teológica sobre o fato de os fariseus serem uns hipócritas. Jesus apenas pediu silêncio. Era a sua chance de provar aos fariseus como ele era bom, mas preferiu o silêncio. 

Eu tenho muito a aprender sobre a graça, talvez até mais do que os fariseus.

Nenhum comentário:

Veja mais em

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...