terça-feira, outubro 19, 2010

Viver com o Espírito Santo


"Ensina-me, SENHOR, o teu caminho, e andarei na tua verdade; une o meu coração ao temor do teu nome." - Sl 86:11

Ao longo da minha caminhada cristã venho aprendendo sobre o que é andar com o Espírito Santo. Todos nós, cristãos com algum tempo de caminhada, já sabemos que temos que orar para que a vontade de Deus seja cumprida em nossas vidas, mesmo que essa não seja nossa vontade no momento. Apesar de o próprio Jesus dizer na oração do Pai Nosso e também no Getsêmani, essa frase tende a se tornar automática e impessoal por a escutarmos demais. E o resultado dessa oração pode ser muito mais que o "é melhor para mim" que estamos acostumados a ouvir.

Acredito que o primeiro passo para tomarmos essa decisão é abrir mão de fato de qualquer sonho, projeto, desejo ou plano que tenhamos. E abrir mão não significa desistir dessas coisas. É saber que, se elas não acontecerem, o que acontecer - ou não acontecer - no lugar delas será de fato melhor para nós, mas continuar orando e lutando para que essas coisas aconteçam.

Deus fez dos seres humanos criaturas sonhadoras, nos deu capacidade de pensamento estratégico, de planejar o futuro, de sonhar com coisas impossíveis. E Ele, por sua graça, não só nos deu tudo isso como realiza aquilo que sonhamos.

Viver segundo a vontade de Deus é viver sempre com o propósito de agradá-lo e, com isso, em determinado ponto da vida a vontade dEle passa a ser a nossa vontade. E ficamos felizes em trocar planos e sonhos que fizemos pelo o que Ele nos propõe, porque começamos a entender que Ele enxerga além do que nossos olhos podem ver e, mais do que isso, Ele sonha mais alto do que nós jamais poderemos sonhar.

Para quem duvida disso é só lembrar da salvação. Se perguntarem para Israel do Velho Testamento eles jamais teriam sonhado em serem libertos como Jesus nos libertou. Para eles a salvação seria simplesmente uma libertação política, onde ficariam livres do jugo de seus senhores, mas Deus sabia que a salvação atingiria onde ninguém poderia escravizá-los mais, em seus (nossos) corações. Com nossa alma salva tudo mais que vier é lucro.

Viver guiado pelo Espírito Santo é deixar a graça agir em nós de forma que sonhemos os sonhos de Deus e vejamos nossos sonhos, que antes eram somente dEle, realizados. E mesmo que alguns sonhos nunca se tornem realidade saberemos que o maior deles será realizado no dia em que nos encontrarmos face a face com Ele. Era essa certeza que os heróis da fé de Hebreus 11 tinham, e é essa certeza que um cristão guiado pelo Espírito Santo pode ter.


2 comentários:

Átila Maddalon disse...

Muito bom.
Adorei seu blog. ;)
SeguindO!

Frederik disse...

Eu realmente gostei muito desse texto...e tava vendo que comentei dele no site..e não tinha vindo aqui..comentar...My Mistake.

Viver pelo Espirito Santo..é viver manifestando a Graça de Deus na minha opinião. O Espirito conhece e sonda a mente de Deus e manifesta..o querer da mente de Deus em nós...e acredito que Deus não quer nada mais..do que filhos que Vivem em Seu Amor e por Seu Amor.

Da pra escrever um texto sobre esse texto.

bjoos maninha..gostei mesmo do texto

Veja mais em

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...