terça-feira, agosto 24, 2010

Um cristianismo relevante


"Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus: este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." - Romanos 12:1,2

Ultimamente tenho pensado muito em minha conduta enquanto cristã. Algumas perguntas vêm à minha mente e, a principal delas é o título desse texto. "O que fazer para que meu cristianismo seja relevante?", eu penso o tempo todo.

Ouço muito falar sobre um cristianismo relevante enquanto um conjunto de ideias que sejam relevantes para a sociedade. O meu objetivo nesse texto é diferente. O cristianismo É relevante para a sociedade atual. A questão é, a minha forma de viver o cristianismo tem sido relevante para o meu contexto, para a pequena porção da sociedade da qual eu faço parte?

O meu cristianismo deve ser relevante não por minha própria pessoa, porque aí não seria o verdadeiro cristianismo. Eu devo diminuir para que Cristo cresça em mim. E como Cristo crescendo em mim pode ter um impacto em alguém além de mim mesma?

Simples, se Cristo vive em mim, eu não vivo mais para mim, mas para Cristo, e o desejo dele é que todo ser humano conheça o seu amor.

Será que apenas palavras bastam?

Acredito que não. Na verdade, acredito que as palavras são uma pequena parte de algo que é muito maior. A minha conduta enquanto cristã deve ter muito mais importância, porque é o que de fato as pessoas verão em mim. De que adianta eu dizer que Cristo veio e mostrou o maior amor do mundo e Ele me alcançou, se eu não demonstro amor para com o meu próximo? Ou, de que adianta eu dizer que Cristo me trouxe a verdadeira felicidade, se eu não sou feliz de fato?

E aqui vale ressaltar que felicidade não é sinônimo de ausência de problemas. Os problemas podem - e vão - me fazer mais forte. Não por meu próprio mérito, mas porque Cristo vive em mim. Os problemas não demonstram que Cristo é fraco, pelo contrário, a minha força para encarar os problemas e para superá-los mostram o quanto Ele é forte. Nenhuma pessoa é mais bem preparada para enfrentar os problemas do que um cristão. Por sua certeza da eternidade, da salvação, ele pode encarar todo tipo de problema, pela força de Cristo.

O meu cristianismo deve ser relevante porque as pessoas com as quais eu convivo não podem sair da minha vida sem que antes tenham conhecido o amor de Deus, que mudará a vida delas por completo, para melhor.

Volto agora à minha pergunta inicial. Meu cristianismo tem sido relevante? O que de fato as pessoas têm visto em mim?

Para responder minha pergunta me vejo obrigada a rever minha conduta. Aqueles que conhecem a Cristo tem ânimo com a vida, apesar de tudo. Aqueles que conhecem a Cristo são felizes, porque encontraram a felicidade plena em Sua graça. Aqueles que conhecem a Cristo vivem em paz, porque não a procuram na resolução dos problemas sociais do mundo (ainda que isso seja importante), mas a encontram dentro deles mesmos, pela presença de Cristo em suas vidas. Aqueles que conhecem a Cristo não conseguem viver uma vida pecaminosa, não porque estão escravos de algo, mas, pelo contrário, são finalmente livres pela graça.

A resposta para minha pergunta é que o meu cristianismo somente será relevante se eu realmente tiver sido alcançada pela graça. A graça de Cristo me faz uma pessoa melhor de tal forma, que é impossível ser alcançada por ela e não transmiti-la, naturalmente, por meio de minhas palavras e ações. Ainda sou pecadora, portanto falharei muitas vezes, mas sou uma pecadora que foi alcançada pela graça e posso, por isso, viver um cristianismo que seja de fato relevante.




Fonte da imagem: Fatos em foco

Um comentário:

Hiroshi disse...

Muito bom, Dani.
Fazer a diferença, seguindo os ensinamentos de Jesus Cristo. Isso é muito importante. E se você para pra pensar sobre isso, se ainda não está fazendo, com certeza já está no caminho certo.
Abraços

Veja mais em

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...