segunda-feira, julho 13, 2015

Erros e acertos

Resultado de imagem para eu errei

"Davi disse a Deus: "Não fui eu que ordenei contar o povo? Fui eu que pequei e fiz o mal. Estes não passam de ovelhas. O que eles fizeram? Ó Senhor meu Deus, que o teu castigo caia sobre mim e sobre a minha família, mas não sobre o teu povo!"- 1 Crônicas 21:17


Reconhecer que erramos é algo muito difícil. Temos sempre aquela necessidade de acertar e estarmos certos. Como humanos, porém, sabemos que iremos falhar, eventualmente. 

Às vezes, esses erros acontecem praticamente sem querer, mas, muitas vezes, sabemos que estamos errados e ainda assim escolhemos fazer o que é errado. No trecho acima, Davi havia feito algo que Deus já havia alertado para não fazer. Foi como um filho que resolve desobedecer o pai após clara determinação para não fazê-lo. Talvez, para o filho, a proibição do pai não faça sentido nenhum e, portanto, pode ser desobedecida sem nenhuma consequência. Aliás, muitos o fazem justamente para provar que os pais estavam errados.

Deus não estava errado. Não tenho intenção de discutir aqui a ordem em si, porque há vários teólogos muito mais competentes que eu para tal feito. O fato é que Davi desobedeceu uma ordem direta de Deus, apenas pelo orgulho de achar que teria mais razão que Deus. 

A punição atinge, então, todo o povo de Israel, e não apenas a Davi. Sabe aquela lógica antiga de professor de que quem está certo também tem que sofrer, às vezes, pelas atitudes dos errados? Foi o que aconteceu. 

Davi é conhecido como amigo de Deus, o profeta conhecido pelos belíssimos Salmos. Ele, porém, cometeu inúmeros erros. Creio que a atitude de Davi nesse versículo mostra sua integridade, caráter e humildade. 

Ele viu que errou, e implorou a Deus para que as consequências desse erro caíssem exclusivamente sobre ele e sua própria família. Poucas pessoas fariam o mesmo, mas Davi de fato se preocupava com aqueles a quem estava liderando. Como líder, sabia que tinha errado e não queria que outros pagassem por aquilo que ele cometeu. 

Temos muito o que aprender com Davi, esse pecador como nós.

Um comentário:

Eric Jhon disse...

Davi era conhecido como o homem segundo o coração de Deus, não pq ele nunca pecava, mas sim pq ele sempre se arrependia com um coração sincero. Deus não quer sacrifícios, Ele quer um coração quebrantado e contrito.

http://simplesmentebaboseiras.blogspot.com.br/

Veja mais em

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...