terça-feira, agosto 24, 2010

Um cristianismo relevante


"Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus: este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." - Romanos 12:1,2

Ultimamente tenho pensado muito em minha conduta enquanto cristã. Algumas perguntas vêm à minha mente e, a principal delas é o título desse texto. "O que fazer para que meu cristianismo seja relevante?", eu penso o tempo todo.

Ouço muito falar sobre um cristianismo relevante enquanto um conjunto de ideias que sejam relevantes para a sociedade. O meu objetivo nesse texto é diferente. O cristianismo É relevante para a sociedade atual. A questão é, a minha forma de viver o cristianismo tem sido relevante para o meu contexto, para a pequena porção da sociedade da qual eu faço parte?

O meu cristianismo deve ser relevante não por minha própria pessoa, porque aí não seria o verdadeiro cristianismo. Eu devo diminuir para que Cristo cresça em mim. E como Cristo crescendo em mim pode ter um impacto em alguém além de mim mesma?

Simples, se Cristo vive em mim, eu não vivo mais para mim, mas para Cristo, e o desejo dele é que todo ser humano conheça o seu amor.

Será que apenas palavras bastam?

Acredito que não. Na verdade, acredito que as palavras são uma pequena parte de algo que é muito maior. A minha conduta enquanto cristã deve ter muito mais importância, porque é o que de fato as pessoas verão em mim. De que adianta eu dizer que Cristo veio e mostrou o maior amor do mundo e Ele me alcançou, se eu não demonstro amor para com o meu próximo? Ou, de que adianta eu dizer que Cristo me trouxe a verdadeira felicidade, se eu não sou feliz de fato?

E aqui vale ressaltar que felicidade não é sinônimo de ausência de problemas. Os problemas podem - e vão - me fazer mais forte. Não por meu próprio mérito, mas porque Cristo vive em mim. Os problemas não demonstram que Cristo é fraco, pelo contrário, a minha força para encarar os problemas e para superá-los mostram o quanto Ele é forte. Nenhuma pessoa é mais bem preparada para enfrentar os problemas do que um cristão. Por sua certeza da eternidade, da salvação, ele pode encarar todo tipo de problema, pela força de Cristo.

O meu cristianismo deve ser relevante porque as pessoas com as quais eu convivo não podem sair da minha vida sem que antes tenham conhecido o amor de Deus, que mudará a vida delas por completo, para melhor.

Volto agora à minha pergunta inicial. Meu cristianismo tem sido relevante? O que de fato as pessoas têm visto em mim?

Para responder minha pergunta me vejo obrigada a rever minha conduta. Aqueles que conhecem a Cristo tem ânimo com a vida, apesar de tudo. Aqueles que conhecem a Cristo são felizes, porque encontraram a felicidade plena em Sua graça. Aqueles que conhecem a Cristo vivem em paz, porque não a procuram na resolução dos problemas sociais do mundo (ainda que isso seja importante), mas a encontram dentro deles mesmos, pela presença de Cristo em suas vidas. Aqueles que conhecem a Cristo não conseguem viver uma vida pecaminosa, não porque estão escravos de algo, mas, pelo contrário, são finalmente livres pela graça.

A resposta para minha pergunta é que o meu cristianismo somente será relevante se eu realmente tiver sido alcançada pela graça. A graça de Cristo me faz uma pessoa melhor de tal forma, que é impossível ser alcançada por ela e não transmiti-la, naturalmente, por meio de minhas palavras e ações. Ainda sou pecadora, portanto falharei muitas vezes, mas sou uma pecadora que foi alcançada pela graça e posso, por isso, viver um cristianismo que seja de fato relevante.




Fonte da imagem: Fatos em foco

domingo, agosto 22, 2010

Ah, se os cristãos lessem mais a Bíblia


"Quem dera que os meus caminhos fossem dirigidos a observar os teus mandamentos. Então não ficaria confundido, atentando eu para todos os teus mandamentos.Louvar-te-ei com retidão de coração quando tiver aprendido os teus justos juízos." - Salmos 119:5-7

"O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento" - Oséias 6:4a

"(...)porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim." - Atos 17:11b

Venho me assustando com o número de atrocidades praticadas em nome de Cristo. Pessoas que se dizem seguidoras de Jesus e pregam exatamente o contrário do que está escrito na Bíblia.

É uma tentativa sem fim de anulação da graça, de farisaísmo descarado, pessoas voltando aos tempos da lei e ainda praticando errado as coisas da lei.

Onde está o amor ao próximo, se há extorsão?

Onde está a compaixão, se há acusação?

Onde está o "negar a si mesmo", se tudo que eu quero vai ser atendido pelo Papai Noel que vive no céu?

Mas essas coisas só persistem por um único motivo: os cristãos estão se deixando levar por essas mentiras.

O fato é que se todo cristão lesse a Bíblia, amasse esse livro que contém tudo que precisamos saber para a vida, esses impostores já teriam sido desmascarados.

Coloquei apenas três trechos da Bíblia que exemplificam o que quero dizer.

O Salmo 119, o qual muitos têm preguiça de ler, fala extensivamente sobre a Palavra de Deus. Ah, se todo cristão amasse a Bíblia como o salmista.

Como o cristianismo de hoje seria diferente se todo cristão lesse a Bíblia. Como a vida de cada cristão seria diferente se eles lessem a Bíblia.

Ah, se todo cristão lesse a Bíblia...


sexta-feira, agosto 20, 2010

Cineclube - A mentira

Não sei quantos sabem, mas faço parte de um grupo que discute sobre cinema sob a óptica cristã.

"Ah, vocês são aqueles chatos que ficam falando mal de todos os filmes, que é do diabo e blá-blá-blá?"

Não!! Pelo contrário, como amantes do cinema cremos que os filmes nos levam a fazer discussões bacanas sobre valores, tendências, sociedade, etc.

Sempre com pipoca e refrigerante temos tardes bem agradáveis de debates e oficinas bacanas. Eu recomendo.

E amanhã, em nosso quarto encontro, o nosso tema será "A mentira". Fica o convite para quem mora em BH e região. Veja postagem no blog do Cineclube e siga-nos no Twitter

Esperamos vocês,

Fiquem com Deus

quinta-feira, agosto 19, 2010

Semi-retrospectiva

É incrível como tenho a habilidade de postergar. Incrível como deixo ideias passarem pela minha cabeça e não registrá-las, sabendo da condição da minha frágil memória.

No início do ano fiz um possível cronograma para o blog e, até hoje, não o coloquei em prática nenhuma semana sequer. Não vou mentir que quero muito colocá-lo em prática, mas me vejo cada vez mais ocupada.

Estou trabalhando o dia inteiro e a faculdade (o fim dela de fato, finalmente), tem consumido bastante do meu tempo. Estou bem indecisa sobre qual rumo tomar quando eu me formar. São possibilidades tão divergentes que talvez elas se encontrem em algum ponto. Enquanto isso eu fico pensando em o que devo fazer.

Passei mais um semestre difícil, conseguindo boa aprovação com elogio da professora. Uma superação pessoal com direito a abraço na devolutiva.

Comecei mais um semestre com estágios que estou amando. Tenho pacientes muito lindos na APAE e, mesmo sendo o início do semestre, já sei que vou sentir falta de lá.

No trabalho novas chances aparecem, alguns amigos demitidos, outros mudaram de horário, outros se demitiram, enfim, nova turma, novos aprendizados.

Incrivelmente minha frequência de leitura está bem melhor que no ano passado, estimo que já devo ter lido pelo menos 10 livros esse ano (na mesma época ano passado ainda não tinha chegado a esse ínfimo número). Apesar de ainda ser um número medíocre, estou conseguindo criar uma certa constância nesse aspecto, o que é uma grande vitória para mim. E tenho que reafirmar, Philip Yancey é O escritor.

Em relação à Igreja, nunca me vi tão relapsa em relação ao ministério, nunca faltei a tantos eventos assim, mas fiquei aliviada no dia do Festisêmani em que ralei igual antigamente. É revigorante, eu tinha me esquecido disso.

Apesar dos altos e baixos, creio que tem sido um ano excelente. Muita coisa bacana acontecendo ao mesmo tempo.

Acredito que, assim que conseguir manter atualizações constantes nos meus blogs, serei uma pessoa mais feliz. É que eu preciso de uma certa organização em minha vida, senão fico frustrada. Suspeito que sou portadora da Síndrome de Asperger, mas é só uma suspeita e nunca vou confirmar porque não vou procurar ajuda, rs.

Enfim,

2010 tem sido um ano diferente dos demais. Não digo excelente, mas tem sido diferentemente agradável.

God bless you all.

(Ah é, fui classificada como Intermediária no teste TOEIC Bridge, fiquei feliz também).






Veja mais em

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...