quarta-feira, julho 25, 2007

Pela primeira vez chamados cristãos


" Em Antioquia, os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos" -Atos 11:26b

Estava lendo o livro de Atos quando me deparei com esse famoso versículo. Então eu pensei sobre porque antes dele, os discípulos não haviam sido chamados cristãos, uma vez que que já anunciavam o Evangelho em vários lugares e o Espírito Santo já havia sido derramado sobre a Igreja.

Achei muito interessante, em primeiro lugar, esse texto ser consecutivo ao texto onde Deus mostra a Pedro que não devemos tornar impuros aquilo que Ele mesmo purificou. É onde Pedro aprende que os gentios também podiam se tornar cristãos, e não apenas os judeus. E ele ensina isso para a Igreja que estava se formando. A partir do versículo 19, conta-se um pouco da Igreja de Antioquia. "Os que tinham sido dispersos por causa da perseguição desencadeada com a morte de Estêvão, chegaram até a Fenícia, Chipre e Antioquia(...)" (v.19a). A Igreja havia passado por uma espécie de primeiro teste. Foram perseguidos e viram que poderiam morrer como Estêvão por pregar o evangelho. Viram que os que estavam dispostos a matar o próprio Jesus, estariam dispostos também a matar aqueles que anunciassem as Suas palavras.

Curiosa como sou não me contentei apenas com meus pensamentos e fui pesquisar em algumas Bíblas de estudo. As duas definições que mais gostei foram as seguintes:

"A nova Igreja em Antioquia era uma curisoa mistura de judeus, que falavam grego e/ou aramaico, e gentios. É significativo que esse seja o primeiro lugar onde os crentes em Jesus foram chamados e cristãos - 'aqueles que seguem a Cristo' - porque tudo que tinham em comum era Cristo; não se identificavam pela naturalidade, pela cultura nem pelo idioma. O amor de Cristo ultrapassa todas as fronteiras e une todas as pessoas"- Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.

"Cristãos é uma transliteração do grego christianos, um nome simples, e muito provavelmente, alvo de escárnio, dado aos primeiros seguidores de Cristo (gr. christos) (...)" - Bíblia de Estudo Plenitude. Seria algo como o Jesus freaks, em sua origem.

Acho que não há mais o que falar. Agora entendi porque "em Antioquia, os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos". Quero me tornar uma cristã como eles.

Fiquem com Jesus =)

Um comentário:

Anônimo disse...

remind exceptional sami child dana providerdate honours perpetually rational properties springsteen
semelokertes marchimundui

Veja mais em

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...