segunda-feira, dezembro 18, 2006

"Conversas filosóficas c/ um amigo às 01:44 da manhã"

Exatamente nessa hora estou eu a conversar com Helbert, meu amigo professor de História, como meu pai, sobre a educação brasileira.
Falávamos sobre o ensino plural, modelo adotado no Brasil apenas para contar como baixo índice de repetência, alto índice de crianças na escola. Crianças essas que, não poucas vezes, concluem o ensino fundamental sem saber ler o próprio nome, sem saber resolver uma operação matemática simples.
O problema do Brasil é querer ser uma potência econômica sem investir em educação.
O problema do Brasil é que quem sabe (ou pelo menos quem reconhece a existência) desse problema e de como resolve-lo não está no poder.
O problema do Brasil é que quem decide quem está no poder é o povo que sai das escolas sem saber ler.
Isso sem contar que o povo que sai da escola sem saber ler muitas vezes começa a aprender a ser criminoso, com a convivência em sala de aula. E daí é só o garoto ser preso para tirar certificado de conclusão do curso de bandidagem.
O Brasil então, conta com um grupo de analfabetos funcionais e, enquanto isso, os ladrões com nome de corruptos, porque estão no poder, continuam seus crimes ao mesmo tempo em que uma famlia morre queimada no interior de São Paulo e uma doméstica é condenada a quatro anos de prisão em regime semi-aberto porque roubou um pote de margarina.
Hoje (ou ontem) vi uma reportagem sobre uma penitenciária de segurança máxima que está produzindo resultados no Paraná. De onde vem esse resultado? Os presos aprendem uma profissão, têm condições humanas lá dentro.
Já que o benefício do povo não é o objetivo do governo, e sim, o crescimento econômico, que ele se espelhe então, na Coréia do Sul, onde a educação foi colocada como alvo e o país cresceu grandemente.
Acorda Brasil!
"Quem procura ter sabedoria ama a sua vida, e quem age com inteligência encontra a felicidade" - Pv 19:8

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Dani linda!
Saudades demais de vc?!
Espero que Papai esteja te abençoando cada dia mais e mais em todos os lugares!
Bjinhus linda
Bia

Dani Lucas disse...

EI pessoa não identificada...que bom que está com saudades de mim...não sei quem é você mas devo estar também...rs...bju

Veja mais em

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...