"Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." - João 8:12
É comum em nosso meio ouvirmos que às vezes temos que confiar cegamente em Deus, que não devemos confiar cegamente em ninguém a não ser nEle.
Às vezes, quando a luz solar é muito forte, nossa visão escurece e não conseguimos enxergar nada, ficamos como que no escuro, a despeito da luz do sol. Nesse momento temos que confiar em nossos sentidos e no próprio sol, que nos guiará na direção certa.
Apesar da aparente escuridão o sol está lá. É porque a luz dele é tão mais forte que qualquer outra iluminação que não enxergamos nada, a não ser ele. É um escuro brilhante.
Por experiência própria vejo que nossa caminhada cristã passa por isso algumas vezes. E Deus tem me ensinado que isso significa caminhar com ele no escuro à luz do sol. Onde não haja nenhuma outra luz para nos guiar, onde não haja escolhas ou opções, apenas confiarmos cegamente nele, porque nesses anos em que tivemos opções e onde Ele nos guiou no caminho certo nos ensinaram que Sua vontade é o melhor para nós.
Podemos confiar nEle porque Ele é a luz, não devemos confiar cegamente nas pessoas porque apenas Ele é a luz, as pessoas, mesmo as servas dEle, apenas refletem a luz que receberam dEle.
É claro que é mais fácil quando precisamos da ajuda de Deus para decidir cursar a faculdade "A" ou a faculdade "B", se devemos namorar fulano ou ciclano, ou ainda se devemos permanecer em um ministério ou mudar para outro. Mas é no momento em que não sabemos em qual rumo devemos guiar nossa vida profissional, ou como conseguir constituir família através do casamento com data marcada sem que nenhum dos noivos tenham um emprego estável, ou em qual cidade devemos criar nossos filhos, é aí que a luz do sol se faz mais presente.
Jesus é a luz do mundo, nossa estrela da manhã. Ele guiará cada um de nossos passos, se nós O convidarmos a fazê-lo, mesmo que que não saibamos o que nos aguarda na próxima esquina, mesmo que não saibamos se ao atravessar a rua um carro virá ou não. O Espírito Santo guiará nossos sentidos e Ele iluminará nosso caminho de forma que nossas escolhas sejam exclusivas dEle, e que, ao chegarmos do outro lado, saibamos que foi apenas Ele que nos permitiu chegar até ali.
No escuro à luz do sol a única coisa que não deixamos de enxergar é a luz do próprio sol. Sob dilemas aparentemente insolúveis é somente em Deus que devemos confiar e nos deixar guiar.
Por sua graça, e apenas por ela, podemos andar no escuro à luz do sol e saber que tudo nos irá bem. E que a vontade dEle será cumprida em nossas vidas, para que essa luz seja refletida para outras pessoas também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário