A minha professora de Afasia* repete insistentemente: "alguns fonoaudiólogos trabalham a fala, a linguagem, a audição, trabalham a língua, os músculos, mas se esquecem que por trás disso tem um cérebro que comanda tudo".
Reconhecer o cérebro como comandante central das funções do corpo é tão importante quanto reconhecer que Deus é o comandante central do mundo (acho que este último é até mais importante, é fundamental) .
As pessoas pensam na vida, lutam por um emprego, sofrem com a violência, criam os filhos, estudam o dia inteiro, trabalham o dia inteiro, se divertem, e se esquecem de Deus. Só se lembram dele quando querem algum favor, ou quando algum trágico acontece, nesse último caso para culpá-lo dos problemas do mundo.
Toda essa desgraça que o mundo atual vive - violência, miséria, fome - provêm do pecado do ser humano.
Deus sofre tanto ou mais do que nós quando ele vê situações como o tão falado "Caso Isabella". Mas Ele ainda está no controle de tudo. Se o mundo ainda existe, é pela misericórdia dEle, porque se a situação é crítica com Ele no comando, seria infinitamente pior sem Ele. É o que as pessoas que não recebem Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas enfrentarão no inferno.
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” – João 3:16-18
* A afasia é uma deterioração da função da linguagem depois de ter sido adquirida de maneira normal e sem déficit intelectual correlativo. Caracteriza-se por dificuldade em nomear pessoas e objetos. Pode haver um comprometimento grave da linguagem escrita e falada e da repetição da linguagem. No extremo pode levar a mutismo ou a um padrão deteriorado de fala. O clínico especialista no terapia com pacientes afásicos é o fonoaudiólogo.