sexta-feira, abril 27, 2007

Simples assim


Nós temos a mania de complicar muito nossas vidas, especialmente quando começamos a crescer. Os estudos tomam conta dos nossos seres de forma tão incrível que não recorremos mais ao simples e óbvio. Para muitas coisas na vida isso é extremamente necessário, mas quando se trata de vida espiritual deveríamos ser como meu irmão, numa cena que presenciei ontem à noite.
Irei resumir a história. Na quarta-feira,25,o cachorro da casa da minha tia fugiu sem ninguém perceber. Todos ficaram tristes, tem 10 anos que ele vive conosco (vivo numa casa de dois andares, a de baixo é da minha tia), mas ninguém ficou tão abatido quanto meu irmão. Ontem não estava passando muito bem, então pedi a ele que lesse a Bíblia pra mim, em voz alta, e que antes fizesse uma oração. Aqui está ela: "Meu Deus e meu Pai, abençoe pra que eu entenda sua palavra, letra por letra, vírgula por vírgula, abençoe meu pai, minha mãe, a Dani e eu. E traz o Tobi de volta. Em nome de Jesus, amém". Eu fiquei a pensar naquela oração por um longo tempo, quando ouço lá de baixo minha prima comemorando a volta do Tobi. Meu primo o achou e, veja só seu relato: "eu estava jogando videogame, quando algo me disse pra ir lá fora. Como estava no meio da partida, terminei, e quando fui lá fora, o Tobi estava lá. Eu então abri o portão e o coloquei pra dentro".
Devemos perder o medo de conversar com Deus, de sermos sinceros com Ele.Muitas vezes transformamos a oração num momento de puro tradicionalismo e religiosidade, e, na verdade, nem falamos com Deus nesse momento, apenas enchemos nossos egos, nos orgulhando de nossa cultura e erudismo. E quando o Papai não nos responde nos indignamos, dizendo que Ele se esqueceu de nós, nos abandonou, muitas vezes chegamos ao ponto de questionar nossa fé.
O problema está conosco, nós nos perdemos na religiosidade e colocamos a culpa em Deus. Ele quer nos ouvir chorando pedindo nosso cachorrinho de volta, e nós temos medo de expor nossas emoções para Ele, colocamos uma máscara e fazemos uma bela oratória, mas sem nada de emoção nela. Isso quando os afazeres da vida não nos deixa imóveis, mortos espiritualmente, e nem nos esforçamos pra orar.
Deus não acha nenhum pedido sincero bobo demais. As pessoas podem achar besteira "incomodar" Deus com nosso pequenos problemas, mas Ele adora nos ouvir. Ele é Pai, e tem prazer em atender nossas petições. Ele se delicia em olhar para o nosso rosto brilhando quando um sonho é realizado. O Seu maior prazer é nos ver felizes. E com isso não quero apoiar que seremos felizes sempre, pois provas se fazem necessárias e as tentações são reais, mas em tudo isso, "somos mais do que vencedores em Cristo Jesus, nosso Senhor".
Resumindo: o academicismo não faz de ninguém mais sábio, se não for acompanhado de humildade, fé em Deus e amor pelo mundo.
Para encerrar, deixo aqui a música de David Quinlan, que traduz tudo isso que tentei explicar aqui:
"Quero ser como criança
Te amar pelo que és
Voltar à inocência
E acreditar em Ti
Mas às vezes sou levado
Pela vontade de crescer
Torno-me independente
E deixo de simplesmente crer
Não posso viver, longe do Teu amor, Senhor
Não posso viver, longe do Teu afago, Senhor
Não posso viver, longe do Teu abraço, Senhor
Abraça-me
Com Teus braços de amor"
De alguém que prometeu pra Deus ser sempre a menininha dEle.

domingo, abril 15, 2007

Mania de Perseguição

por Ricardo Gondim.
Os evangélicos convivem com muita paranóia.
Aliás, a mentalidade evangélica é belicosa; e uma espécie de síndrome persecutória acompanha o movimento faz tempo. Outrora, acreditava-se que os comunistas haviam se organizado para destruir a fé e que era necessário treinar os pastores para lutar contra os “vermelhos”. O comunismo mirrou e não foram os crentes que acabaram com ele. Depois, os homossexuais foram eleitos como inimigos. Eles, ao lado dos defensores do aborto, provocariam a queda da cristandade e fechariam igrejas.
Agora são os muçulmanos que estão na alça de mira dos evangélicos. Propaga-se que eles representam uma verdadeira ameaça à civilização e aos ensinos de Cristo. Se estes inimigos se tornaram alvos de uma guerra santa global, no Brasil os oponentes da igreja são outros.
Espanto-me com alguns evangelistas que afirmam e bradam de pés juntos que existe uma conspiração da mídia para perseguir as igrejas. E que os pastores são alvos de tramas engendradas no inferno, mas deflagradas pelos grandes jornais e, principalmente, pela Rede Globo.
Alguns gostam de falar das conspirações do Vaticano para bloquear o crescimento evangélico, como se a Igreja Católica fosse uma agência do diabo e que seus cardeais e o Papa varassem noites analisando como semear escândalos que maculem a boa reputação dos protestantes, assim, neutralizando o seu avanço.
Espalham-se teorias conspiratórias estapafúrdias com notícias de que satanistas decretaram jejum com o intuito de “derrubarem” os pastores.
Já participei de cultos em que as janelas foram untadas de óleo para evitar a entrada de demônios; já soube de pastores que, em caravana, arrancaram quadros, decorações e enfeites de alguns lares, sob o pretexto de que aqueles objetos estavam possessos de demônios.
Em um congresso de atletas cristãos tive de aconselhar um jogador de futebol que, em pânico, tinha medo de acabar com sua carreira por ter participado de um jogo com chuteiras que teriam sido amaldiçoadas.
De onde vem tanta mania de perseguição? Por que o culto evangélico precisa de uma enorme dose de medo para ser intenso?
Concordo que os quatro Evangelhos mencionam perigos na trajetória da igreja. Reconheço que os que “desejam viver corretamente, sofrerão perseguição”. Mas espera lá, o que vem acontecendo no Brasil não é bem do jeito que a Bíblia relata.
A perseguição da mídia ocorre devido à repercussão de alguns escândalos promovidos pelos evangélicos. Desde 1989, quando houve uma primeira bancada evangélica com número significativo de deputados federais para desequilibrar as votações do Congresso, começaram as levas de escândalos que parecem não parar mais, chegando às “sanguessugas”, que desviaram verbas do Ministério da Saúde. Se a mídia mostra menos pecados católicos, não isenta os evangélicos da obrigatoriedade de reconhecerem que precisam ser sal da terra e luz do mundo.
Existe muita vaidade em se achar perseguido. Percebo alguns evangelistas tomados de um enorme messianismo, achando-se tão importantes, que acreditam mesmo que o mundo inteiro maquina uma maneira de destruí-los; são tão auto referenciados que projetam sobre si mesmos o ódio que o diabo revelou contra o apóstolo Pedro.
Acontece que a igreja evangélica vem tropeçando em várias questões éticas; repetindo entre o clero os mesmos erros dos líderes políticos; amando o dinheiro, igualzinho ao mundo. A pergunta inconveniente, mas necessária é: para que o mundo precisaria persegui-la? Os evangélicos são inimigos de si mesmos. Réus e vítimas de suas próprias doenças, não provocam a indignação de ninguém, pelo contrário, são, muitas vezes, dignos de pena.
Para que o mundo odiasse a igreja, ela precisaria de uma moral que não só condenasse o vício do cigarro ou da maconha, mas procedimentos íntegros em outras áreas menos abordadas; de uma teologia que não prometesse apenas o céu, e sim engajamento transformador da miséria, dos preconceitos e das injustiças; de uma espiritualidade que não tentasse usar Deus, mas promovesse intimidade com o Pai.
Antes de ter medo do mundo e do diabo, que mais crentes tenham medo de si mesmos.
Soli Deo Gloria.

Teia de aranha

Olá pessoas!!
Eu sabia que tinha um bom tempo que não atualizava o blog, mas não imaginei que fosse tanto tempo assim. Estou chocada. Tenho muitos esboços legais pra colocar aqui, mas estão todos por revisar. Estou pensando em mudar o nome do blog também (e conseqüentemente o endereço), tenho que arrumar tempo pra tudo isso.
Quando não tiver terminado algum texto pretendo colocar algum texto de pessoas legais, como o pr. Ricardo Gondim, ou Philip Yancey, não sei, pra acrescentar ao blog e não deixa-lo tão desatualizado.
Acho que por agora é só.
Soli Deo Gloria

Veja mais em

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...